Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliva, Anderson Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcos Gabriel Souza | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Gabriel Souza. Colonialidade e racismo epistêmico: análise dos atuais currículos dos cursos de Licenciatura em História (UnB, USP, UFRB e UFRJ). 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo principal analisar a colonialidade do poder e do saber
presente na formação de parte dos professores de história no Brasil. Mesmo com os
diversos debates a respeito da inclusão e da pluralidade no ensino superior e de uma
formação não exclusivamente eurocêntrica nas Ciências Humanas e Sociais, a
colonialidade do saber e o eurocentrismo são marcantes nos currículos de vários cursos
de graduação de História das universidades brasileiras, reproduzindo estereótipos e
preconceitos. Dessa forma, a presente monografia procurou, inicialmente, mapear e
dialogar com alguns dos autores que abordaram os efeitos do eurocentrismo e do
racismo epistêmico no Ocidente a partir dos estudos decoloniais. Em seguida
discutiu-se as possibilidades de promover uma desobediência epistêmica e de
descolonizar os currículos dos cursos de História. Por fim, como parte central de nossas
análises, observamos e refletimos acerca dos atuais currículos dos cursos de
Licenciatura em História de quatro universidades públicas: Universidade de Brasília
(UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro
(UFRJ) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.title | Colonialidade e racismo epistêmico : análise dos atuais currículos dos cursos de Licenciatura em História (UnB, USP, UFRB e UFRJ) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T17:09:56Z | - |
dc.date.available | 2021-09-16T17:09:56Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28584 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|