Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LeonardoCardosoBotelho_tcc.pdf5,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem e estabilização de plataforma aérea tiltrotor
Autor(es): Botelho, Leonardo Cardoso
Orientador(es): Borges, Geovany Araújo
Assunto: Robótica
Equações de Euler
Controladores (Engenharia mecatrônica)
Veículo aéreo não tripulado
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 15-Set-2021
Referência: BOTELHO, Leonardo Cardoso. Modelagem e estabilização de plataforma aérea tiltrotor. 2020. vii, 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho propõe desenvolver o modelo dinâmico de uma plataforma aérea tiltrotor e um projeto de controle para atitude e altitude. É realizada a modelagem pelo formalismo de Newton-Euler para obtenção das equações de forças e momentos que descrevem a dinâmica da plataforma. Realiza-se também a identificação do sistema físico da plataforma real e realiza-se simulações em malha aberta para verificação da coerência do modelo. Projeta-se então um sistema de controle em malha fechada utilizando as equações de Euler para atitude e controladores da família PID. Por fim, realiza a simulação no software Simulink para situações próximas da realidade e analisa-se o comportamento do sistema de controle para estabilização da aeronave.
Abstract: The present work proposes to develop the dynamic model of a tiltrotor aerial platform and a control project for attitude and altitude. Modeling by Newton-Euler formalism is performed to obtain the transparency equations and moments that describe the platform dynamics. The physical system of the real platform is also identified and open mesh simulations are carried out to verify the model coherence. A closed-loop control system is then designed using the Euler equations for attitude and PID family drivers. Finally, it performs a simulation in the Simulink software for situations close to reality and analyzes the behavior of the control system for stabilizing the aircraft.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.