Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28545
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SamuelSilvaRochaLima_tcc.pdf11,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema de aterramento elétrico em bases de distribuição e postos de serviço sob o aspecto de segurança e equipotencialização
Autor(es): Lima, Samuel Silva Rocha
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Instalações elétricas
Segurança elétrica
Energia elétrica - geração
Descargas atmosféricas
Data de apresentação: Jul-2018
Data de publicação: 14-Set-2021
Referência: LIMA, Samuel Silva Rocha. Sistema de aterramento elétrico em bases de distribuição e postos de serviço sob o aspecto de segurança e equipotencialização. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta requisitos fundamentais para garantir a segurança dos locais e dos trabalhadores em atmosferas explosivas, tendo como abordagem principal o aterramento e a equipotencialização que são tópicos de alta relevância na Engenharia Elétrica. A ignição em uma atmosfera que contenha vapores ou gases inflamáveis ocorrem normalmente por uma fonte de energia, esta podendo ser de origem do centelhamento dos equipamentos elétricos, no calor liberado por eles, na eletricidade estática ou em outra fonte de ignição com energia suficiente. Para que não ocorram explosões nestes ambientes, é necessário que a operação, instalação e a montagem da estrutura sejam feitas de tal forma que os equipamentos e a estrutura não se tornem uma fonte de ignição. Serão mostradas as características e definições do combustível, como é dada a sua logística de produção e venda no Brasil, mecanismos e meios de dimensionamento de aterramento, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas) e equipotencialização da estrutura.
Abstract: This document presents fundamental requirements to guarantee the safety of the places and the workers in explosive atmospheres, having as main approach the grounding and equipotentialization, those topics have high relevance in Electrical Engineering. Ignition in an atmosphere containing flammable vapors or gases normally occurs by a source of energy, this may be the source of electrical equipment sparking, of the heat released by them, static electricity or other source of ignition with sufficient energy. In order to avoid explosions in these environments, it is necessary that the operation, installation and assembly of the structure are made in such a way that the equipment and the structure do not become a source of ignition. The technical features of the fuel, as is the case of transportation logistics and sales in Brazil, components and means of sizing of the ground, ADPS (Atmospheric Discharge Protection Systems) and equipotentialisation of the structure will be shown.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.