Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2850
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AdrianaGimenezSilva.pdf538,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Arranjos produtivos locais e a competitividade das micro e pequenas empresas
Autor(es): Silva, Adriana Giménez da
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Associações, instituições, etc.
Arranjo Produtivo Local (APL)
Concorrência
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 9-Fev-2012
Referência: SILVA, Adriana Giménez da. Arranjos produtivos locais e a competitividade das micro e pequenas empresas. 2010. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília. 2010.
Resumo: O papel das micro e pequenas empresas (MPEs) na sociedade e na economia vem crescendo nos últimos anos tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. As peculiaridades desse porte empresarial traduzem uma grande fragilidade frente ao mercado interno e externo num ambiente de constante mutação como o mundo globalizado. Dessa forma, é imperativo que haja estudos sobre o que impulsiona positiva e negativamente a competitividade dessas empresas. Uma das alternativas apresentadas na literatura que aponta para o aumento da competitividade das MPEs está calcada nas práticas associativistas. Esse trabalho dá ênfase nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) como tipo de associativismo. Tem cunho exploratório e caráter qualitativo, e está embasado na literatura e em estudos de casos existentes. Buscou-se analisar a estrutura, formação, formas de gestão e estratégias de APLs, bem como sua influência na competitividade e na inserção no mercado das micro e pequenas empresas. Mencionou-se também outros benefícios e vantagens gerados por esse tipo de agrupamento, com destaque para o desenvolvimento local/regional. Na tentativa de ilustrar brevemente a prática no Brasil, citou-se um caso na região Sul e outro na região Norte, dando ênfase às ações governamentais de incentivo e promoção de APLs. No quesito competitividade foram citados vários autores que defendem que esse é um dos principais benefícios gerados para as empresas participantes de um Arranjo, enfatizando ainda o que poderia aumentar as vantagens competitivas de cada uma delas. De modo sucinto pode-se dizer que, além da competitividade, verificou-se na pesquisa amplo destaque para os seguintes benefícios e vantagens para MPEs inserida em APLs: aumento de produtividade, da inovação, da eficiência individual e coletiva, da eficácia e da flexibilidade; atração de fornecedores para a região; fortalecimento do mercado especializado; facilitação da circulação de informações, e; facilitação das interações entre as empresa e as instituições. Destarte, conclui-se que os APLs são de fato alternativa para o desenvolvimento local e regional, aumento de emprego, inovação e sobretudo competitividade.
Informações adicionais: Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2010.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons