Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28482
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_VitorHugoPradoGomes_tcc.pdf12,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de melhorias em um sensor de força para feedback háptico
Autor(es): Gomes, Vitor Hugo Prado
Orientador(es): Borges, Geovany Araújo
Assunto: Calibração
Robótica
Filtros digitais (Matemática)
Indústria 4.0
Processamento de sinais
Realimentação (Eletrônica)
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 8-Set-2021
Referência: GOMES, Vitor Hugo Prado. Implementação de melhorias em um sensor de força para feedback háptico. 2019. v, 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O LARA possui um projeto de desenvolvimento de uma célula de indústria 4.0. Um dos robôs utilizados é controlado por uma interface háptica, porém o feedback háptico foi pouco trabalhado e não está adequado. Esse trabalho possui como objetivo fazer a melhoria do feedback háptico fazendo a calibração do sensor de força e torque, implementação de filtros digitais e a compensação da força peso do efetuador terminal.
Abstract: LARA has an industry 4.0 cell development project. One of the robots used is controlled by a haptic interface, but the force feedback hasn’t been well developed. This work aims to improve the force feedback with sensor calibration, digital filters and a weight compensation of the end effector.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.