Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28467
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RafaelaSinhorotoLima_tcc.pdf8,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reconhecimento de orientação facial utilizando redes neurais convolucionais
Autor(es): Lima, Rafaela Sinhoroto
Orientador(es): Costa, Marcus Vinícius Chaffim
Assunto: Aprendizado de máquina
Redes neurais (Computação)
Face
Comunicação não-verbal
Imagens digitais
Imagens - interpretação
Data de apresentação: 9-Dez-2019
Data de publicação: 7-Set-2021
Referência: LIMA, Rafaela Sinhoroto. Reconhecimento de orientação facial utilizando redes neurais convolucionais. 2019. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta a partir do uso de Redes Neurais Convolucionais (CNNs), com o objetivo de extrair a informação de orientação facial de um usuário, a partir de uma imagem digital. O objetivo principal deste projeto é extrair informações que possam ser aplicadas como entrada em sistemas de controle (ex. sistemas de direção de cadeira de rodas motorizada, braços robóticos auxiliares de pessoas com mobilidade reduzida, entre outros). Para a solução apresentada são utilizados modelos de CNNs multicanais, as quais realizam a estimativa dos ângulos que descrevem a orientação da face do indivíduo no espaço tridimensional, as quais atingiram erros médios absolutos de 6,64◦, 5,70◦ e 3,91◦ para os ângulos de guinada, inclinação e rolagem, respectivamente.
Abstract: In this work, a solution based on the use of Convolutional Neural Netwroks is presented, with the goal to extract the head pode information of an user, from a digital image input. The main objective of this project is to extract information that can be used as control system input (for example, a motorized wheelchairs driving system, auxiliar robotic arms for people with reduced mobility, among others). Multi-channel CNN models are used in the presented solution, which estimate the angles that describe the head pose orientation of the subject in tridimensional space, and that reached mean absolute errors of 6.64◦, 5.70◦ and 3.91◦ for the yaw, pitch and roll angles, respectively.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.