Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2845
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_JulianaCarvalhoGoncalvesDiasdeMedeiros.pdf761,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sustentabilidade corporativa no setor bancário brasileiro : práticas de sustentabilidade adotadas pelos dez maiores bancos atuantes no país
Autor(es): Medeiros, Juliana Carvalho Gonçalves Dias de
Orientador(es): Gonzales, Selma Lúcia de Moura
Assunto: Gestão ambiental
Instituições financeiras
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 9-Fev-2012
Referência: MEDEIROS, Juliana Carvalho Gonçalves Dias de. Sustentabilidade corporativa no setor bancário brasileiro: práticas de sustentabilidade adotadas pelos dez maiores bancos atuantes no país. 2011. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho avaliou a sustentabilidade corporativa no setor bancário brasileiro, por meio da presença de práticas de gestão e de finanças sustentáveis verificadas em sites e relatórios de 2009 das dez maiores instituições bancárias atuantes no país. Os resultados foram comparados com os encontrados anteriormente em levantamento semelhante baseado em dados de 2005 e 2006, realizado por Lins, Wajnberg e Moreno. Verificou-se que, de uma maneira geral, as práticas de sustentabilidade estão bem distribuídas e consolidadas no setor bancário brasileiro, porém com variações entre as instituições. As práticas de gestão mais frequentes são ecoeficiência, utilização de critérios socioambientais na seleção de fornecedores, divulgação de relatórios de desempenho socioambiental e de políticas de segurança da informação. A menos frequente é o estabelecimento de meta de neutralidade de carbono. As práticas de finanças sustentáveis mais frequentes são a análise de riscos socioambientais na concessão de financiamentos, o crédito responsável e a disponibilização de fundos socialmente responsáveis. A menos frequente é a oferta de seguros ambientais. As práticas de sustentabilidade estão mais presentes nos grandes bancos de varejo, enquanto os bancos de atuação mais restrita não apresentaram a maioria das práticas analisadas. No comparativo com o levantamento anterior, verifica-se que as práticas se tornaram mais presentes, com destaque para ecoeficiência, crédito responsável, educação financeira, oferta de fundos socialmente responsáveis e participação no mercado de carbono. Apesar de ter baixo impacto socioambiental direto, o setor bancário possui alto impacto indireto, por meio de suas atividades de financiamento. A incorporação de práticas de sustentabilidade pode fazer do setor um forte indutor de desenvolvimento sustentável. O setor bancário brasileiro, por meio de seu comprometimento com a sustentabilidade corporativa, tem assumido este papel indutor e vem contribuindo para uma nova postura em direção à sustentabilidade, por parte de toda a sociedade brasileira.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons