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dc.contributor.advisorCosta, Andréia Alves-
dc.contributor.authorOliveira, Karoline Sales de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karoline Sales de. Síntese e caracterização de MCM-41 pura e modificada com níquel e cobalto. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO diesel é um combustível fóssil, obtido pelo refino de petróleo. Sua utilização no Brasil é bastante significativa devido ao transporte ser essencialmente rodoviário. Um dos principais problemas encontrados na queima do óleo diesel deve-se a presença de uma alta concentração de compostos sulfurados, que provocam dentre outros malefícios a contaminação da atmosfera. Um dos maiores desafios encontrados atualmente no tratamento convencional para retirada de enxofre é a grande quantidade de hidrogênio gasto e as severas condições de pressão e temperatura aplicadas no processo, o que eleva seu custo operacional. Neste trabalho, foram sintetizadas peneiras moleculares do tipo MCM-41, uma amostra pura e duas modificadas com níquel e cobalto, com um método alternativo de síntese segundo Grün et al. (1999) e adaptada por Aiube et al. (2017), utilizando uma quantidade de reagentes inferior e condições reacionais mais brandas as de sínteses convencionais, com o objetivo de redução da quantidade resíduos gerados e redução no custo da síntese, bem como conferindo a esta metodologia o emprego de ideais sustentáveis. A caracterização dos materiais de tipo MCM-41 sintetizados foi realizada por DRX, FTIR, análises térmicas, UV-vis e EDX/FRDX. Os resultados mostraram que o método escolhido promoveu a obtenção da estrutura mesoporosa com arranjo hexagonal em todos os materiais sintetizados, proporcionando uma melhora nas características destes novos materiais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNíquelpt_BR
dc.subject.keywordCobaltopt_BR
dc.subject.keywordDieselpt_BR
dc.subject.keywordCombustíveispt_BR
dc.subject.keywordAdsorçãopt_BR
dc.subject.keywordMateriais porosospt_BR
dc.subject.keywordCatalisadorespt_BR
dc.titleSíntese e caracterização de MCM-41 pura e modificada com níquel e cobaltopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-03T13:13:31Z-
dc.date.available2021-09-03T13:13:31Z-
dc.date.submitted2019-10-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28441-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Diesel is a fossil fuel obtained by the petroleum refining. Its use in Brazil is quite significant because the transport is essentially road. One of the main problems encountered in the diesel burning is the presence of a high concentration of sulfur compounds, which provoke among other damages the contamination of the atmosphere. One of the major challenges currently encountered in the conventional treatment for sulfur removal is the large amount of hydrogen spent and the severe pressure and temperature conditions applied in the process, which raises its operational cost. In this work, pure and modified MCM-41 molecular sieves were synthesized with two metals, nickel and cobalt, with an alternative method according to Grün et al. (1999) and adapted by Aiube et al. (2017), using lower amount of reagents and milder reaction conditions, with the aim of reducing waste residues and cost for the samples, as well as employing a sustainable methodology when compared to common synthetic procedures. The characterization of the prepared MCM-41 materials was performed by XRD, FTIR, thermal analysis, UV-vis and XRF/EDX. The results showed that the chosen method promoted formation the mesoporous structure with hexagonal arrangement in all synthesized materials, providing an improvement in the characteristics of these new materials.pt_BR
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