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Título: Síntese e caracterização de MCM-41 pura e modificada com níquel e cobalto
Autor(es): Oliveira, Karoline Sales de
Orientador(es): Costa, Andréia Alves
Assunto: Níquel
Cobalto
Diesel
Combustíveis
Adsorção
Materiais porosos
Catalisadores
Data de apresentação: 30-Out-2019
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: OLIVEIRA, Karoline Sales de. Síntese e caracterização de MCM-41 pura e modificada com níquel e cobalto. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O diesel é um combustível fóssil, obtido pelo refino de petróleo. Sua utilização no Brasil é bastante significativa devido ao transporte ser essencialmente rodoviário. Um dos principais problemas encontrados na queima do óleo diesel deve-se a presença de uma alta concentração de compostos sulfurados, que provocam dentre outros malefícios a contaminação da atmosfera. Um dos maiores desafios encontrados atualmente no tratamento convencional para retirada de enxofre é a grande quantidade de hidrogênio gasto e as severas condições de pressão e temperatura aplicadas no processo, o que eleva seu custo operacional. Neste trabalho, foram sintetizadas peneiras moleculares do tipo MCM-41, uma amostra pura e duas modificadas com níquel e cobalto, com um método alternativo de síntese segundo Grün et al. (1999) e adaptada por Aiube et al. (2017), utilizando uma quantidade de reagentes inferior e condições reacionais mais brandas as de sínteses convencionais, com o objetivo de redução da quantidade resíduos gerados e redução no custo da síntese, bem como conferindo a esta metodologia o emprego de ideais sustentáveis. A caracterização dos materiais de tipo MCM-41 sintetizados foi realizada por DRX, FTIR, análises térmicas, UV-vis e EDX/FRDX. Os resultados mostraram que o método escolhido promoveu a obtenção da estrutura mesoporosa com arranjo hexagonal em todos os materiais sintetizados, proporcionando uma melhora nas características destes novos materiais.
Abstract: Diesel is a fossil fuel obtained by the petroleum refining. Its use in Brazil is quite significant because the transport is essentially road. One of the main problems encountered in the diesel burning is the presence of a high concentration of sulfur compounds, which provoke among other damages the contamination of the atmosphere. One of the major challenges currently encountered in the conventional treatment for sulfur removal is the large amount of hydrogen spent and the severe pressure and temperature conditions applied in the process, which raises its operational cost. In this work, pure and modified MCM-41 molecular sieves were synthesized with two metals, nickel and cobalt, with an alternative method according to Grün et al. (1999) and adapted by Aiube et al. (2017), using lower amount of reagents and milder reaction conditions, with the aim of reducing waste residues and cost for the samples, as well as employing a sustainable methodology when compared to common synthetic procedures. The characterization of the prepared MCM-41 materials was performed by XRD, FTIR, thermal analysis, UV-vis and XRF/EDX. The results showed that the chosen method promoted formation the mesoporous structure with hexagonal arrangement in all synthesized materials, providing an improvement in the characteristics of these new materials.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019.
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