Título: | Síntese e caracterização de MCM-41 pura e modificada com níquel e cobalto |
Autor(es): | Oliveira, Karoline Sales de |
Orientador(es): | Costa, Andréia Alves |
Assunto: | Níquel Cobalto Diesel Combustíveis Adsorção Materiais porosos Catalisadores |
Data de apresentação: | 30-Out-2019 |
Data de publicação: | 3-Set-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Karoline Sales de. Síntese e caracterização de MCM-41 pura e modificada com níquel e cobalto. 2019. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O diesel é um combustível fóssil, obtido pelo refino de petróleo. Sua utilização no
Brasil é bastante significativa devido ao transporte ser essencialmente rodoviário. Um
dos principais problemas encontrados na queima do óleo diesel deve-se a presença
de uma alta concentração de compostos sulfurados, que provocam dentre outros
malefícios a contaminação da atmosfera. Um dos maiores desafios encontrados
atualmente no tratamento convencional para retirada de enxofre é a grande
quantidade de hidrogênio gasto e as severas condições de pressão e temperatura
aplicadas no processo, o que eleva seu custo operacional. Neste trabalho, foram
sintetizadas peneiras moleculares do tipo MCM-41, uma amostra pura e duas
modificadas com níquel e cobalto, com um método alternativo de síntese segundo
Grün et al. (1999) e adaptada por Aiube et al. (2017), utilizando uma quantidade de
reagentes inferior e condições reacionais mais brandas as de sínteses convencionais,
com o objetivo de redução da quantidade resíduos gerados e redução no custo da
síntese, bem como conferindo a esta metodologia o emprego de ideais sustentáveis.
A caracterização dos materiais de tipo MCM-41 sintetizados foi realizada por DRX,
FTIR, análises térmicas, UV-vis e EDX/FRDX. Os resultados mostraram que o método
escolhido promoveu a obtenção da estrutura mesoporosa com arranjo hexagonal em
todos os materiais sintetizados, proporcionando uma melhora nas características
destes novos materiais. |
Abstract: | Diesel is a fossil fuel obtained by the petroleum refining. Its use in Brazil is quite
significant because the transport is essentially road. One of the main problems
encountered in the diesel burning is the presence of a high concentration of sulfur
compounds, which provoke among other damages the contamination of the
atmosphere. One of the major challenges currently encountered in the conventional
treatment for sulfur removal is the large amount of hydrogen spent and the severe
pressure and temperature conditions applied in the process, which raises its
operational cost. In this work, pure and modified MCM-41 molecular sieves were
synthesized with two metals, nickel and cobalt, with an alternative method according
to Grün et al. (1999) and adapted by Aiube et al. (2017), using lower amount of
reagents and milder reaction conditions, with the aim of reducing waste residues and
cost for the samples, as well as employing a sustainable methodology when compared
to common synthetic procedures. The characterization of the prepared MCM-41
materials was performed by XRD, FTIR, thermal analysis, UV-vis and XRF/EDX. The
results showed that the chosen method promoted formation the mesoporous structure
with hexagonal arrangement in all synthesized materials, providing an improvement in
the characteristics of these new materials. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2019. |
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