Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28432
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WellersonMirandaPereira_tcc.pdf2,22 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCosta, Arthur Trindade Maranhão-
dc.contributor.authorPereira, Wellerson Miranda-
dc.identifier.citationPEREIRA, Wellerson Miranda. “Mas as famílias querem...”: estudo das representações sociais sobre a militarização da educação no Distrito Federal: o caso do Centro Educacional nº 1 da Cidade Estrutural. 2021. 155 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA militarização da educação é um tema candente no País e tornou-se realidade no Distrito Federal, a partir de 2019, com o Projeto “Escolas de Gestão Compartilhada”. Para acomodá-la, frequentemente se usa o incômodo argumento “mas as famílias querem...”, cujo sentido adversativo ou concessivo parece trair-lhe a verossimilhança. Fazia-se necessário ouvir as comunidades escolares que, inesperadamente, viram-se confrontadas com o fenômeno da militarização. Realizar esta missão importaria buscar reunir teoria e prática em torno da investigação social sobre um campo que se encontra aberto à análise sociológica: as representações sociais dos atores envolvidos no processo de militarização da educação. A tarefa é imensa e impõe certas escolhas. Neste singelo trabalho, escolheu-se pesquisar a comunidade escolar do Centro Educacional nº 1, da Cidade Estrutural, a fim de compreender as ideias, expectativas, simbologias, concepções e razões que levaram, uns a se empenhar ou concordar, outros a rejeitar e, mesmo, se arrepender, pelas alterações na política educacional promovidas pela militarização da educação. Os resultados da pesquisa confirmam suas hipóteses e apontam para a importância de aprofundar o estudo de um fenômeno fortemente lastreado sobre o binômio segurança x medo e que veio desafiar o entendimento sobre os limites de um outro binômio: autoridade x autoritarismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMilitarizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação militarpt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.title“Mas as famílias querem...” : estudo das representações sociais sobre a militarização da educação no Distrito Federal : o caso do Centro Educacional nº 1 da Cidade Estruturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-09-03T11:32:09Z-
dc.date.available2021-09-03T11:32:09Z-
dc.date.submitted2021-06-28-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28432-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The militarization of education is a burning issue in Brazil and it became reality in Distrito Federal, in 2019, with the “Shared Management Schools Project”. To persuade of its merits, the disturbing argument “but families want it…” is usually advanced, with an oppositive or concessive meaning that betrays its verisimilitude. It was necessary to listen to the school communities that unexpectedly found themselves confronted with the phenomenon of militarization. Accomplishing this mission would mean seeking to bring together theory and practice around social investigation on a field that is open to sociological analysis: the social representations of the actors involved in the process of militarization of education. The task is immense and requires certain choices. In this work, the school community of Centro Educacional n. 1, in Cidade Estrutural, was chosen, in order to understand the ideas, expectations, symbologies, concepts and reasons that led some to commit, to agree and, as for others, to reject and even regret the changes in educational policy promoted by the militarization of education. The research results confirm its hypotheses and point out the need to deepen the study of a phenomenon that is strongly driven by the binomial security x fear and that has come to challenge the understanding of the limits of another binomial: authority x authoritarianism.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.