Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28430
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeonardoHenriqueDeMoura_tcc.pdf2,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de interferências e danos causados por descargas atmosféricas em aeronaves
Autor(es): Moura, Leonardo Henrique de
Orientador(es): Silva, Alcides Leandro da
Assunto: Descargas atmosféricas
Raios
Aeronaves
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 3-Set-2021
Referência: MOURA, Leonardo Henrique de. Estudo de interferências e danos causados por descargas atmosféricas em aeronaves. 2018. xiv, 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Brasil com suas dimensões continentais e situado na zona tropical do planeta, região naturalmente quente e favorável à formação de tempestades, é tido como líder mundial de incidência de descargas atmosféricas. A alta incidência de descargas elétricas aumenta a probabilidade de uma aeronave ser impactada pelos raios. Devido as características e dimensões territoriais, o Brasil tem no transporte aéreo uns dos seus principais meios de locomoção. Para garantir a segurança e confiabilidade deste sistema de locomoção é necessário pesquisas e investimentos para melhorar as proteções das aeronaves frente aos impactos de raios, minimizando os danos e interferências para comodidade dos usuários. Este trabalho descreve a dinâmica das descargas atmosféricas, seus efeitos no sistema da aviação, comportamento das aeronaves numa região instável, medidas de segurança e proteção utilizada pelas aeronaves.
Abstract: Brazil, with its continental dimensions and located in the tropical zone of the planet, a naturally warm region and favorable to the formation of storms, is considered as the world leader in the incidence of atmospheric discharges. The high incidence of electric discharges increases the probability of an aircraft being impacted by lightning. Due to the characteristics and territorial dimensions, Brazil has one of the main means of locomotion in air transport. To ensure the safety and reliability of this locomotion system, research and investments are needed to improve aircraft protection against lightning strikes while minimizing damage and interference to user comfort. This work describes the dynamics of atmospheric discharges, their effects in the middle of aviation, aircraft behavior in an unstable region, safety measures and protection used by aircraft.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2018.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.