Título: | Clube do Jardim : horta comunitária como meio de alfabetização ecológica através de uma comunidade de práticas agroecológicas e sustentáveis |
Autor(es): | Pinheiro, Cecilia Lago |
Orientador(es): | Carvalho, João Luiz Homem de |
Assunto: | Agroecologia Alimentos orgânicos Educação ambiental |
Data de apresentação: | 2019 |
Data de publicação: | 31-Ago-2021 |
Referência: | PINHEIRO, Cecillia Lago. Clube do Jardim: horta comunitária como meio de alfabetização ecológica através de uma comunidade de práticas agroecológicas e sustentáveis. 2019. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo compreender de que maneira uma
horta comunitária, inserida no conceito de Comunidade de Práticas (CoP), se
apresenta como uma estratégia promotora de processos de aprendizagem
agroecológicos e sustentáveis que contribuem na alfabetização ecológica de atores
das redes acadêmicas. Conceitua-se o Clube do Jardim como uma iniciativa
colaborativa que visa oportunizar espaços de aprendizagem nas temáticas de
Agroecologia e Sustentabilidade por meio de atividades de Agricultura Urbana
desenvolvidas no formato proposto pelo conceito de CoP. Iniciado em 2016 na
Fiocruz Brasília, o Clube constitui um espaço interdisciplinar que incorpora os
princípios agroecológicos tanto numa perspectiva de alimentação adequada e na
qualidade de vida no trabalho quanto na ressignificação da nossa relação com o
ambiente que nos cerca. Com perspectiva qualitativa, o trabalho se caracteriza como
uma narrativa de episódios marcantes nos espaços de aprendizagem que ocorreram
em diferentes encontros do projeto. A escolha por esse caminho vem ao encontro do
conceito de comunidade de práticas no que tange ao entusiasmo e envolvimento
demandado das pessoas integradas nesta rede. A partir do reconhecimento de que
as CoP são formadas por pessoas que se envolvem em processos de aprendizagem
coletiva com esforços compartilhados, a proximidade dos participantes do projeto
aos temas de agroecologia e sustentabilidade fortalece a integração entre os atores
de forma espontânea, promovendo benefícios sociais, individuais e coletivos na
proposição de espaços de formação coletiva que se inicia no corpo trabalhador da
instituição e expande-se para o território, tornando-o mais saudável e sustentável. |
Abstract: | The present work aims to understand how a community garden, inserted in the
concept of Community of Practice (CoP), presents itself as a strategy promoting
agroecological and sustainable learning processes that contribute to ecological
alphabetization of actors in academic networks. The Garden’s Club is conceived as a
collaborative initiative that aims to provide opportunities for learning themes of
Agroecology and Sustainability through Urban Agriculture activities developed in the
format proposed by the CoP concept. Started in 2016 at Fiocruz Brasilia, the Club is
an interdisciplinary space that incorporates agroecological principles both in terms of
adequate food and quality of life at work and in the re-signification of our relationship
with the surrounding environment. With a qualitative perspective, the work is
characterized as a narrative of remarkable episodes in learning spaces that occurred
in different meetings of the project. The choice along this path meets the concept of
community of practices that concerns the enthusiasm and involvement demanded of
the people integrated in this network. Recognizing that CoPs are made up of people
who engage in collective learning processes with shared efforts, the proximity of
participants involvements on agroecology and sustainability issues strengthens
integration among stakeholders spontaneously, promoting benefits social, individual
and collective in the proposition of spaces of collective formation that begin among
the working body of the institution and expands to the territory, making them more
healthy and sustainable. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2019 |
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Aparece na Coleção: | Agronomia
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