Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28406
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_LeticiaDeFatimaSilveira_tcc.pdf | 657,47 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura |
Autor(es): | Silveira, Letícia de Fátima |
Orientador(es): | Gauche, Ricardo |
Assunto: | Deficiência intelectual Ensino e aprendizagem Química - estudo e ensino Inclusão escolar Processo de ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 18-Dez-2020 |
Data de publicação: | 30-Ago-2021 |
Referência: | SILVEIRA, Letícia de Fátima. Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura. 2020. vi, 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Trata-se de um trabalho narrativo autobiográfico, no qual se apresenta o que foi desenvolvido/aprendido empiricamente, problematizado no contexto da formação inicial em um Curso de Licenciatura em Química, por meio de referenciais teóricos, especificamente Pestalozzi e Vygotsky. A partir de estudo de caso referente a uma vivência pessoal em processos ensino-aprendizagem de estudante com Deficiência Intelectual (DI) sob um olhar reflexivo, propõe-se um olhar diferenciado ao atendimento dessas pessoas em sala de aula e na vida, analisando-o sob um contexto mais amplo. A motivação para este trabalho foi uma aluna do ensino médio com Deficiência Intelectual (DI), acompanhada durantes três anos em seu histórico de dificuldades de aprendizado na disciplina Química. O olhar proposto aqui é olhar do amor, preconizado como o elo de união e de equilíbrio entre os seres humanos, que o grande educador Pestalozzi atribuiu ao processo familial, fonte inesgotável de incentivos ao desabrochar das potencialidades da criança e do jovem. Este trabalho aborda a Deficiência Intelectual, a partir das vivências desta aluna, sobre os seguintes aspectos: conhecendo a Deficiência Intelectual (DI), uma experiência, várias lições; Deficiência Intelectual (DI) no contexto escolar: um olhar na legislação, buscando fazer cumprir os direitos; Deficiência Intelectual (DI), uma oportunidade de se desenvolver potencialidades; e por fim, licenciatura, ressignificando uma experiência. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.