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dc.contributor.advisorGauche, Ricardo-
dc.contributor.authorSilveira, Letícia de Fátima-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Letícia de Fátima. Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura. 2020. vi, 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.pt_BR
dc.description.abstractTrata-se de um trabalho narrativo autobiográfico, no qual se apresenta o que foi desenvolvido/aprendido empiricamente, problematizado no contexto da formação inicial em um Curso de Licenciatura em Química, por meio de referenciais teóricos, especificamente Pestalozzi e Vygotsky. A partir de estudo de caso referente a uma vivência pessoal em processos ensino-aprendizagem de estudante com Deficiência Intelectual (DI) sob um olhar reflexivo, propõe-se um olhar diferenciado ao atendimento dessas pessoas em sala de aula e na vida, analisando-o sob um contexto mais amplo. A motivação para este trabalho foi uma aluna do ensino médio com Deficiência Intelectual (DI), acompanhada durantes três anos em seu histórico de dificuldades de aprendizado na disciplina Química. O olhar proposto aqui é olhar do amor, preconizado como o elo de união e de equilíbrio entre os seres humanos, que o grande educador Pestalozzi atribuiu ao processo familial, fonte inesgotável de incentivos ao desabrochar das potencialidades da criança e do jovem. Este trabalho aborda a Deficiência Intelectual, a partir das vivências desta aluna, sobre os seguintes aspectos: conhecendo a Deficiência Intelectual (DI), uma experiência, várias lições; Deficiência Intelectual (DI) no contexto escolar: um olhar na legislação, buscando fazer cumprir os direitos; Deficiência Intelectual (DI), uma oportunidade de se desenvolver potencialidades; e por fim, licenciatura, ressignificando uma experiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDeficiência intelectualpt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleRessignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-30T13:26:42Z-
dc.date.available2021-08-30T13:26:42Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28406-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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