Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - |
dc.contributor.author | Silveira, Letícia de Fátima | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Letícia de Fátima. Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura. 2020. vi, 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Trata-se de um trabalho narrativo autobiográfico, no qual se apresenta o que foi
desenvolvido/aprendido empiricamente, problematizado no contexto da formação inicial em
um Curso de Licenciatura em Química, por meio de referenciais teóricos, especificamente
Pestalozzi e Vygotsky. A partir de estudo de caso referente a uma vivência pessoal em
processos ensino-aprendizagem de estudante com Deficiência Intelectual (DI) sob um olhar
reflexivo, propõe-se um olhar diferenciado ao atendimento dessas pessoas em sala de aula e
na vida, analisando-o sob um contexto mais amplo. A motivação para este trabalho foi uma
aluna do ensino médio com Deficiência Intelectual (DI), acompanhada durantes três anos em
seu histórico de dificuldades de aprendizado na disciplina Química. O olhar proposto aqui é
olhar do amor, preconizado como o elo de união e de equilíbrio entre os seres humanos, que o
grande educador Pestalozzi atribuiu ao processo familial, fonte inesgotável de incentivos ao
desabrochar das potencialidades da criança e do jovem. Este trabalho aborda a Deficiência
Intelectual, a partir das vivências desta aluna, sobre os seguintes aspectos: conhecendo a
Deficiência Intelectual (DI), uma experiência, várias lições; Deficiência Intelectual (DI) no
contexto escolar: um olhar na legislação, buscando fazer cumprir os direitos; Deficiência
Intelectual (DI), uma oportunidade de se desenvolver potencialidades; e por fim, licenciatura,
ressignificando uma experiência. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T13:26:42Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T13:26:42Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28406 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Química
|