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Título: Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura
Autor(es): Silveira, Letícia de Fátima
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Deficiência intelectual
Ensino e aprendizagem
Química - estudo e ensino
Inclusão escolar
Processo de ensino-aprendizagem
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 30-Ago-2021
Referência: SILVEIRA, Letícia de Fátima. Ressignificando uma experiência pessoal a partir de referenciais teóricos aprendidos na licenciatura. 2020. vi, 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Trata-se de um trabalho narrativo autobiográfico, no qual se apresenta o que foi desenvolvido/aprendido empiricamente, problematizado no contexto da formação inicial em um Curso de Licenciatura em Química, por meio de referenciais teóricos, especificamente Pestalozzi e Vygotsky. A partir de estudo de caso referente a uma vivência pessoal em processos ensino-aprendizagem de estudante com Deficiência Intelectual (DI) sob um olhar reflexivo, propõe-se um olhar diferenciado ao atendimento dessas pessoas em sala de aula e na vida, analisando-o sob um contexto mais amplo. A motivação para este trabalho foi uma aluna do ensino médio com Deficiência Intelectual (DI), acompanhada durantes três anos em seu histórico de dificuldades de aprendizado na disciplina Química. O olhar proposto aqui é olhar do amor, preconizado como o elo de união e de equilíbrio entre os seres humanos, que o grande educador Pestalozzi atribuiu ao processo familial, fonte inesgotável de incentivos ao desabrochar das potencialidades da criança e do jovem. Este trabalho aborda a Deficiência Intelectual, a partir das vivências desta aluna, sobre os seguintes aspectos: conhecendo a Deficiência Intelectual (DI), uma experiência, várias lições; Deficiência Intelectual (DI) no contexto escolar: um olhar na legislação, buscando fazer cumprir os direitos; Deficiência Intelectual (DI), uma oportunidade de se desenvolver potencialidades; e por fim, licenciatura, ressignificando uma experiência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
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