Título: | Viagem & gastronomia : a estratégia de comunicação para o turismo gastronômico a partir da análise do perfil na plataforma instagram |
Autor(es): | Tomé, Luis Carlos Chamizo |
Orientador(es): | Zaneti, Tainá Bacellar |
Assunto: | Turismo Gastronomia Turismo e gastronomia Comunicação Comunicação virtual Redes sociais on-line Instagram (Rede social on-line) |
Data de apresentação: | 14-Mai-2021 |
Data de publicação: | 26-Ago-2021 |
Referência: | TOMÉ, Luis Carlos Chamizo. Viagem & gastronomia: a estratégia de comunicação para o turismo gastronômico a partir da análise do perfil na plataforma instagram. 2021. 93 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | À primeira vista, a relação entre a comunicação e o turismo gastronômico pode parecer um
tanto quanto direta. Por um lado, como importante representante da comunicação atualmente,
a internet, e suas redes sociais, têm cada vez mais se tornado via para trocas de informações.
Em paralelo, o turismo gastronômico, vertente lucrativa no âmbito de viagens, encontra
nessas redes um vasto campo de atuação. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo
geral analisar como são construídas as estratégias de comunicação digital para o turismo
gastronômico nas redes sociais, a partir de uma análise do perfil Viagem & Gastronomia, na
plataforma Instagram. Essa pesquisa tem natureza exploratória e se caracteriza pelo método
de pesquisa documental. Para tanto fez-se um levantamento bibliográfico com autores
tradicionais acerca das temáticas de comunicação e gastronomia, para então observá-las em
um objeto real e atuante. Por meio da definição de três categorias de análise (destinos,
restaurantes e divulgação), pôde-se observar o comportamento comunicacional do perfil
através das suas postagens de viagens gastronômicas, sendo escolhidos os destinos Maldivas,
Milão e Miami, ocorridas no período de 1 ano anterior à pandemia de Covid-19, entre 7 de
março de 2019 e 7 de março de 2020. Ao final, considera-se que o perfil se vale da
transmissão de informações através de imagens e textos, e que os respectivos seguidores
apresentaram resposta satisfatória quanto à absorção do conteúdo gerado. |
Abstract: | At first glance, the relationship between communication and gastronomic tourism may seem
somewhat direct. On the one hand, as an important representative of communication today,
the internet, and its social networks, have increasingly become a way of exchanging
information. At the same time, gastronomic tourism, a profitable aspect in the field of travel,
finds in these networks a vast field of activity. Therefore, the present work has the general
objective of analyzing how digital communication strategies for gastronomic tourism in social
networks are built, based on an analysis of the Viagem & Gastronomia profile, on the
Instagram platform. This research has an exploratory nature and is characterized by the
documentary research method. To this end, a bibliographic survey was carried out with
traditional authors on the themes of communication and gastronomy, to then observe them in
a real and active object. Through the definition of three categories of analysis (destinations,
restaurants, advertising), it was possible to observe the communicational behavior of the
profile through its gastronomic travel posts, being chosen the destinations the Maldives,
Milan, Miami, occurred in 1 year before the Covid-19 pandemic, between March 7, 2019, and
March 7, 2020. In the end, it is considered that the profile relies on the transmission of
information through images and texts and that the respective followers presented a
satisfactory response as to the absorption of the generated content. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.