Título: | Governança hoteleira : uma análise do setor em um hotel-fazenda em Brasília/DF |
Autor(es): | Barbosa, Guilherme Assunção |
Orientador(es): | Borges, Aylana Laíssa Medeiros |
Assunto: | Hotelaria Hotéis Governança Fazendas Distrito Federal (DF) Setor hoteleiro Turismo rural |
Data de apresentação: | 14-Dez-2020 |
Data de publicação: | 26-Ago-2021 |
Referência: | BARBOSA, Guilherme Assunção. Governança hoteleira : uma análise do setor em um hotel-fazenda em Brasília/DF. 2020. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A hotelaria é um dos mais importantes apoios para a oferta da atividade turística, e
dispõe de diversos setores como: recepção, alimentos e bebidas, manutenção,
reservas, gerência, administração e governança. Todos os departamentos citados
possuem responsabilidades específicas e são relevantes para o bom andamento da
prestação dos serviços desse tipo de empreendimento, com destaque à governança,
que tem um papel fundamental na tentativa de garantir a satisfação do hóspede. Este
estudo aborda o setor de governança, responsável por inúmeras atividades em um
meio de hospedagem, dentre elas, a higienização e a organização dos apartamentos,
assim como das áreas sociais de lazer do hotel. O objetivo geral desta pesquisa foi
investigar o diferencial competitivo da prestação de serviços de um hotel-fazenda com
foco no setor de governança. Quanto à metodologia, tratou-se de um estudo de caso,
de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados
foi realizada através de uma entrevista semiestruturada aplicada ao Gestor
geral/proprietário de um Hotel-Fazenda localizado em Brasília, pesquisa bibliográfica,
visita técnica e aplicação de questionários com 18 funcionários do setor de
governança. A análise dos dados foi realizada por meio da transcrição da fala do
proprietário entrevistado, do questionário aplicado e da visão do pesquisador. Os
resultados apontam que há uma determinada satisfação e insatisfação por parte dos
funcionários entrevistados em termos da gestão e condições do ambiente de trabalho
no setor de governança. Esta pesquisa conclui que o setor de governança tem por
prioridade qualificar e capacitar seus profissionais para realizar as atividades com
qualidade, evitando erros e padronizando serviços. |
Abstract: | The hotel business is one of the most important supports for the tourist activity, and
has several sectors such as: reception, food and beverages, maintenance,
reservations, management, administration and governance. All the departments
mentioned have specific responsibilities and are relevant for the good performance of
the services of this type of enterprise, with emphasis on governance, which has a
fundamental role in trying to ensure guest satisfaction. This study addresses the
governance sector, responsible for innumerous activities in a lodging environment,
among them, the cleaning and organization of the apartments, as well as the hotel's
social leisure areas. The general objective of this research was to investigate the
competitive differential of a farm-hotel service provision focused on the governance
sector. As for the methodology, this was an exploratory case study, with a qualitative,
quantitative. approach. The data collection was realized through a semi-structured
interview applied to the general manager/owner of a Hotel Farm located in Brasilia,
bibliographic research, technical visit and application of questionnaires with 18
employees of the governance sector. The analysis of the data was made through the
transcription of the interviewed owner's speech, the questionnaire applied and the
vision of the researcher. The results point out that there is a certain satisfaction and
dissatisfaction on the part of the interviewed employees in terms of management and
working environment conditions on the governance sector. This research concludes
that the governance sector has as priority to qualify and train its professionals to
perform the activities with quality, avoiding errors and standardizing services |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Bacharelado em Turismo, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.