Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Faria, Daniel Barbosa Andrade de | - |
dc.contributor.author | Leite, Pedro Gabriel Teixeira | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Pedro Gabriel Teixeira. O rebelde apaixonado: Túpac Amaru II e o modelo latino-americano de herói no imaginário coletivo dos anos 1960-1970. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem por objetivo estudar o fenômeno político, aqui denominado de
Rebelde Apaixonado, em uma de suas manifestações, isto é, na figura de Túpac Amaru II,
assim como ela se apresenta no imaginário coletivo dos anos 1960-1970. A tese levantada
aqui, portanto, é a de que este Rebelde Apaixonado é, de acordo com um conceito de Gilbert
Durand, uma “constelação mitológica”, que está inegavelmente imbricada com a história da
América Latina, desde as independências do século XIX até os dias de hoje, tendo seus
momentos de maior ou menor efervescência. Esta constelação de figuras históricas, que
possuem um mesmo espírito ou ideal, está sob o domínio de um mesmo tema, a saber, a
rebeldia. Como não havia condições de analisar este fenômeno político vinculado ao
imaginário coletivo de forma geral, devido às limitações próprias do presente trabalho, a
opção, então, foi fazer um estudo de caso. Para tanto, é analisado o roteiro da peça Túpac
Amaru do dramaturgo argentino Osvaldo Dragún, traduzida por Fernando Peixoto e publicada
no formato de um pequeno livro, pela editora Hucitec em 1980. Além disso, foram utilizados
os processos de censura da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP) que proibiram
a peça de ser encena em 1977. Desta maneira para se atingir o objetivo proposto foram
elaborados três capítulos que conversam com os atos da peça de Osvaldo Dragún, e com os
processos da DCDP. São eles: O Inca Rebelde: onde Túpac é descrito como aquele que
contesta a ordem, e se rebela contra o regime opressor; O Mártir Imortal: destaca-se o
processo em que ele é capturado, e mesmo vencido se torna um mártir de uma ideia imortal; e
por fim, O Guerrilheiro Subversivo: onde a figura de Túpac Amaru é percebida de maneira
muito semelhante com a dos guerrilheiros “subversivos” contemporâneos às censoras. Ainda
há muito a ser estudo, e esta monografia não deseja ser de forma alguma um estudo
conclusivo, mas sim um convite para novas perspectivas. No entanto, o que é possível
apreender foi que este fenômeno do Rebelde Apaixonado está vinculado ao imaginário
coletivo e manifesta-se por meio de um mito político que está inegavelmente imbricado com a
história da América Latina. Por sua vez, então, este mito pode ser entendido como uma
espécie de espírito ou forte ideal político que paira sobre o continente, e periodicamente
encarna-se em figuras históricas que, atendendo às demandas do tempo em que estão sendo
construídas, tornam-se heróis, ou seja, figuras exemplares a serem seguidas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Imaginário coletivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tupac-Amaru, José Gabriel, m. 1781 | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina - história séc. XIX | pt_BR |
dc.title | O rebelde apaixonado : Túpac Amaru II e o modelo latino-americano de herói no imaginário coletivo dos anos 1960-1970. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T18:24:41Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T18:24:41Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28320 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present monograph aims to study the political phenomenon, here called the Passionate
Rebel, in one of its manifestations, that is, in the figure of Túpac Amaru II, as it is presented
in the collective imagination of the years 1960-1970. The thesis built here, therefore, is that
this Passionate Rebel is, according to Gilbert Durand's concept, a “mythological
constellation” that is undeniably intertwined with the history of Latin America from the
nineteenth century independence to the today, having their moments of greater or less
effervescence. This constellation of historical figures having the same spirit or ideal is under
the same theme, namely rebellion. As we were unable to analyze this political phenomenon
linked to the collective imagination in general, due to the limitations of the present work, the
option was to make a case study. We had an extremely wide view of the phenomenon, and we
chose a single figure to exemplify its logic, context, and manifestation. Therefore, we
analyzed the script of the play Túpac Amaru by Argentine playwright Osvaldo Dragún,
translated by Fernando Peixoto and published in the form of a small book, by the publisher
Hucitec in 1980. In addition, we used the censorship processes of the Public Diversity
Censorship Division (PDCD) that banned the play from being staged in 1977 to glimpse how
the figure of Túpac Amaru manifested itself in the collective imagination. Thus, in order to
achieve the proposed objective, three chapters were elaborated that talk with the acts of
Osvaldo Dragún's play, and with the PDCD processes. They are: The Rebel Inca: where
Túpac is described as the one who challenges the order, and rebels against the oppressive
regime; The Immortal Martyr: The process in which he is captured, and even defeated,
becomes a martyr for an immortal idea; and finally, The Subversive Guerrilla: where the
figure of Túpac Amaru is perceived very similarly to that of the "subversive" guerrillas
contemporary to the censors. Much remains to be studied, and this monograph is by no means
a conclusive study, but an invitation to new perspectives. However, what is possible to
apprehend was that this phenomenon of the Passionate Rebel is linked to the collective
imagination and manifests itself through a political myth that is undeniably intertwined with
the history of Latin America. In turn, then, this myth can be understood as a kind of spirit or
strong political ideal that hangs over the continent, and periodically incarnates itself in
historical figures who, meeting the demands of the time in which they are being built, become
heroes, in other words, exemplary figures to follow. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
|