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Título: Batizei e pus os santos óleos : análise do grau de ilegitimidade nos registros de batismos de Santa Luzia, GO (1749-1778)
Autor(es): Nascimento, Milena Juliana do
Orientador(es): Costa, Kelerson Semerene
Assunto: Escravidão
Goiás (GO) - história
Demografia da família
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 24-Ago-2021
Referência: NASCIMENTO, Milena Juliana do. Batizei e pus os santos óleos: análise do grau de ilegitimidade nos registros de batismos de Santa Luzia, GO (1749-1778). 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Contrapondo à ideia de alguns mudancistas das décadas de 1950, Santa Luzia é uma das representações de que o território do atual Distrito Federal e Entorno não estava inserido em um “vazio” que seria preenchido pela capital moderna. A história do arraial aurífero fundado em dezembro de 1746 muito tem a revelar sobre questões econômicas, sociais, políticas e culturais existentes nesta região, caracterizada muitas vezes por “atrasada”, de maneira a relativizar as ideias de avanço que impulsionaram a mudança da capital. Com o objetivo de contribuir com a história do Planalto Central no século XVIII, e com os estudos do escravismo nessa região, este trabalho mediante a análise dos livros de batismos de Santa Luzia de 1749 – 1778, aponta para questões sobre atuação social de negros e mestiços, no âmbito familiar. De forma mais específica, analisa a ilegitimidade local – nascimento de filhos de pais não desconhecidos, não declarados ou frutos de uniões consideradas ilegítimas - nas primeiras décadas do arraial, entre o auge da mineração e o início do seu declínio, bem como reflete sobre as redes de relacionamentos estabelecidas pelo compadrio.
Abstract: In contrast to the idea of those who defended the change of the Brazilian capital during the 1950's, Santa Luzia is one of the representations that the territory of the current Federal District and Surroundings was not inserted in a “void” that would be filled by the modern capital. The history of the gold camp founded in December 1746 has a lot to reveal about the economic, social, political and cultural issues that exist in this region, often characterized as primitive, in order to relativize the (ideas of advancement that drove the change of the capital In order to contribute to the history of the Central Plateau in the 18th century, and to the studies of slavery in this region, this work, through the analysis of the baptism books in Santa Luzia from 1749 - 1778, points to some questions about the social performance of blacks and mestizos, in the family context. More specifically, it analyzes the local illegitimacy - birth of children of unknown parents, undeclared or fruits of unions considered illegitimate - in the first decades of the camp, between the peak of mining and the beginning of its decline, as well as reflects on the networks of relationships established among godfathers (known as "compadrio" in Portuguese).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28290
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