Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Kelerson Semerene | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Milena Juliana do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Milena Juliana do. Batizei e pus os santos óleos: análise do grau de ilegitimidade nos registros de batismos de Santa Luzia, GO (1749-1778). 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Contrapondo à ideia de alguns mudancistas das décadas de 1950, Santa Luzia é uma das
representações de que o território do atual Distrito Federal e Entorno não estava inserido em
um “vazio” que seria preenchido pela capital moderna. A história do arraial aurífero fundado
em dezembro de 1746 muito tem a revelar sobre questões econômicas, sociais, políticas e
culturais existentes nesta região, caracterizada muitas vezes por “atrasada”, de maneira a
relativizar as ideias de avanço que impulsionaram a mudança da capital. Com o objetivo de
contribuir com a história do Planalto Central no século XVIII, e com os estudos do escravismo
nessa região, este trabalho mediante a análise dos livros de batismos de Santa Luzia de 1749 –
1778, aponta para questões sobre atuação social de negros e mestiços, no âmbito familiar. De
forma mais específica, analisa a ilegitimidade local – nascimento de filhos de pais não
desconhecidos, não declarados ou frutos de uniões consideradas ilegítimas - nas primeiras
décadas do arraial, entre o auge da mineração e o início do seu declínio, bem como reflete sobre
as redes de relacionamentos estabelecidas pelo compadrio. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escravidão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Goiás (GO) - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Demografia da família | pt_BR |
dc.title | Batizei e pus os santos óleos : análise do grau de ilegitimidade nos registros de batismos de Santa Luzia, GO (1749-1778) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T13:20:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T13:20:36Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28290 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In contrast to the idea of those who defended the change of the Brazilian capital during
the 1950's, Santa Luzia is one of the representations that the territory of the current Federal
District and Surroundings was not inserted in a “void” that would be filled by the modern
capital. The history of the gold camp founded in December 1746 has a lot to reveal about the
economic, social, political and cultural issues that exist in this region, often characterized as
primitive, in order to relativize the (ideas of advancement that drove the change of the capital
In order to contribute to the history of the Central Plateau in the 18th century, and to the studies
of slavery in this region, this work, through the analysis of the baptism books in Santa Luzia
from 1749 - 1778, points to some questions about the social performance of blacks and
mestizos, in the family context. More specifically, it analyzes the local illegitimacy - birth of
children of unknown parents, undeclared or fruits of unions considered illegitimate - in the first
decades of the camp, between the peak of mining and the beginning of its decline, as well as
reflects on the networks of relationships established among godfathers (known as "compadrio"
in Portuguese). | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28290 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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