Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Galvão, Thiago Gehre | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Juliana Ferreira de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Ferreira de. ODS 4 e Agenda 2030: avanços e entraves na promoção da educação de qualidade na América Latina e Brasil. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em 2015, a Organização das Nações Unidas lançou os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável, uma agenda global composta por 17 objetivos e 169 metas. O objetivo do presente
trabalho é compreender os progressos e as dificuldades na efetivação do ODS 4 – Educação de
Qualidade. O contexto global no qual a construção da educação enquanto pauta mundial foi
descrito e analisado. Pautado na teoria decolonial, foi realizada uma análise da situação
educacional na América Latina e, posteriormente, no Brasil. No nível nacional considerou-se a
existência das desigualdades social, econômica, regional e política para uma compreensão mais
aprofundada do contexto brasileiro. Para isso, foram realizadas revisão de bibliografias e análise
de dados quali-quantitativos acerca da temática. Isto posto, foi observado que a promoção da
educação de qualidade na América Latina tem tido pouca expressão desde o início da Agenda.
No caso do Brasil, há legislações e políticas educacionais que podem ser fortes ferramentas
para o alcance do ODS, mas estas ainda são aplicadas de forma ineficaz. Dessa forma, faz-se
necessário que todos os atores, em todos os níveis, tenham responsabilidade e
comprometimento, reconhecendo a importância do ODS 4 para a consecução da Agenda 2030. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização das Nações Unidas (ONU) | pt_BR |
dc.title | ODS 4 e Agenda 2030 : avanços e entraves na promoção da educação de qualidade na América Latina e Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-24T11:51:18Z | - |
dc.date.available | 2021-08-24T11:51:18Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28281 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In 2015, the United Nations launched the Sustainable Development Goals, a global agenda
composed of 17 goals and 169 marks. This present study aims at understanding the progress
and difficulties in the implementation of the SDG 4 - Quality Education. The global context in
which the construction of education as a world issue was described and analysed. Based on the
decolonial theory, the educational situation in Latin America was analyzed, then, in Brazil. At
the national level, the existence of social, economic, regional, and political inequalities was
considered for a deeper understanding of the Brazilian context. Thereunto, a bibliographical
revision was realized as well as an analysis of qualitative and quantitative data about the theme.
That said, this study argues that the promotion of quality education in Latin America has been
inexpressive since the opening of the Agenda. In the case of Brazil, there are legislations and
educational policies that could be a strong tool to the aim of SDG 4, but these are still applied
ineffectively. Furthermore, it is necessary that all players, at all levels, have responsibility and
commitment, recognizing the value of SDG 4 to the achievement of the Agenda 2030. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28281 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Relações Internacionais - Graduação
|