Título: | Estratégias de adaptação em tempos de pandemia : um estudo de caso de micro e pequenas empresas de materiais de construção |
Autor(es): | Santos, Karine Pedroza dos |
Orientador(es): | Dias, Maria Amélia de Paula |
Assunto: | Administração de empresas Planejamento estratégico Marketing - estratégias Pandemia |
Data de apresentação: | 14-Dez-2020 |
Data de publicação: | 23-Ago-2021 |
Referência: | SANTOS, Karine Pedroza dos. Estratégias de adaptação em tempos de pandemia: um estudo de caso de micro e pequenas empresas de materiais de construção. 2020. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Atualmente o mundo está passando por uma pandemia, que está afetando
diretamente o comércio, em particular as micro e pequenas empresas. Por serem
pequenas, há uma falta de mecanismos de qualquer tipo de planejamento tanto por
falta de tempo como por falta de conhecimento sobre o planejamento, o que as leva
a não estarem preparadas para essa situação atual que as surpreendeu. Pois com
essa pandemia a população está sendo orientada a ficarem em suas casas, então
como que essas MPEs estão se adaptando a essa nova realidade se as pessoas não
estão saindo de suas casas para comprar. O presente trabalho teve como propósito
identificar as estratégias adaptativas que estão sendo usadas pelas micro e pequenas
empresas de materiais de construção na época da pandemia. E para atingir esse
objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritiva, tendo
abordagem qualitativa de estudo de caso múltiplo, com um roteiro de entrevista
semiestruturado a oito lojas de materiais de construção. Como resultado, foi
identificado que essas MPEs trabalham com estratégias reativas que são elaboradas
no dia a dia sem algum planejamento anterior. Foram pegas de surpresa pela
pandemia pelo fato de não ter uma programação, planejamento ou estratégia em suas
organizações. O presente trabalho contribuiu também para uma elaboração
simplificada de formulação de estratégias para serem implementadas nesse tipo de
mercado. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.