Título: | A questão da qualidade na digitalização de discos de 78 RPM : estudo teórico contraposto aos casos do Museu da Imagem e do Som e Instituto Moreira Salles |
Autor(es): | Jesus, Gustavo Igor Lopes de |
Orientador(es): | Considera, Andréa Fernandes |
Assunto: | Museus - métodos de conservação Digitalização Preservação pela digitalização |
Data de apresentação: | 31-Ago-2020 |
Data de publicação: | 18-Ago-2021 |
Referência: | JESUS, Gustavo Igor Lopes de. A questão da qualidade na digitalização de discos de 78 RPM: estudo teórico contraposto aos casos do Museu da Imagem e do Som e Instituto Moreira Salles. 2020. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Aborda a digitalização de discos de 78 RPM partindo do princípio de que esse
processo, quando empregado com fito de preservação, deve ser norteado pelo ideal
de melhor qualidade possível, isto é, a maior fidelidade possível à informação
original. Teve como primeiro objetivo levantar e discutir os fatores que interferem na
qualidade da digitalização, assim como os padrões recomendados ou relatados em
outros trabalhos para esse processo – perpassando por aspectos como a seleção de
equipamentos, os mecanismos de identificação, higienização e demais pontos do
tratamento técnico dos documentos, assim como os parâmetros de captura e
armazenamento digital. Para isso, a discussão baseou-se, mormente, em revisão de
literatura, mas contemplou, também, os resultados de alguns testes realizados como
parte da pesquisa. Uma vez que os debates sobre essa teoria implicam
questionamentos sobre o funcionamento e a aplicabilidade desses parâmetros em
situações reais, o trabalho também objetivou estudar o caso de duas instituições
brasileiras: o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Instituto Moreira Salles (IMS),
instituições que, além de notavelmente reconhecidas pelos seus acervos de 78
RPM, haviam levado adiante processos de digitalização desse material. Essas
análises possibilitaram observar, dentre outras questões: em que medida esses
parâmetros nortearam ou coincidiram com o fazer da digitalização nesses locais, de
que maneira as diferentes realidades e naturezas dessas instituições interferiram
nesse processo, em que medida esses parâmetros mostraram-se viáveis, quais
foram as soluções adotadas por essas instituições nos casos em que os parâmetros
ideais não se puderam aplicar, bem como o papel da experiência nessas
adaptações. |
Abstract: | This monograph addresses the digitisation of 78 RPM records assuming that it
should be guided by the ideal of the best quality possible, that is, the highest possible
fidelity to the original information. The first part discusses the factors that affect the
quality in digitisation, as well as the recommended standards – including those
concerned to equipment, recording settings, and related procedures, such as
cleaning and identification of the discs. The discussion is mainly based on literature
review, but also considers the results of tests that have been carried out for the
research. The second part studies the digitisation in two Brazilian institutions: The
Museum of Image and Sound (MIS) and The Moreira Salles Institute (IMS), both
widely recognized for their large 78 RPM collections. The analyses have made it
possible to observe, among other issues, to what extent these parameters seemed to
be viable and what solutions have been adopted in cases of infeasibility. |
Resumén: | Aborda la digitalización de discos de 78 RPM asumiendo que ese proceso debe
guiarse por el ideal de mejor calidad posible, es decir, la mejor fidelidad posible a la
información original. La primera parte del trabajo discute los factores que afectan la
calidad de la digitalización, así como los patrones recomendados o relatados para
esos procesos – abarcando temas como los equipos utilizados, los parámetros de
captura y otros aspectos del tratamiento técnico de dichos documentos, como los
mecanismos de identificación e higienización. Para eso, la discusión se basa, sobre
todo, en una revisión de literatura, pero contempla también los resultados de tests
realizados como parte de la investigación. La segunda parte estudia los casos de
dos instituciones brasileñas: el Museo de la Imagen y el Sonido (MIS) y el Instituto
Moreira Salles (IMS), que, además de ser ampliamente reconocidas por sus acervos
de 78 RPM, llevaron a cabo varios procesos de digitalización de dichas colecciones.
Los análisis han permitido observar, entre otros temas: en qué medida esos
parámetros han guiado o coincidido con la práctica adoptada, cómo las diferentes
realidades y naturalezas de esas instituciones han interferido en esos procesos, en
qué medida dichos parámetros se han mostrado viables, qué soluciones se han
adoptado en los casos de inviabilidad, así como el papel de la experiencia previa en
esas adaptaciones. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Museologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.