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dc.contributor.advisorConsidera, Andréa Fernandes-
dc.contributor.authorJesus, Gustavo Igor Lopes de-
dc.identifier.citationJESUS, Gustavo Igor Lopes de. A questão da qualidade na digitalização de discos de 78 RPM: estudo teórico contraposto aos casos do Museu da Imagem e do Som e Instituto Moreira Salles. 2020. 124 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2020.pt_BR
dc.description.abstractAborda a digitalização de discos de 78 RPM partindo do princípio de que esse processo, quando empregado com fito de preservação, deve ser norteado pelo ideal de melhor qualidade possível, isto é, a maior fidelidade possível à informação original. Teve como primeiro objetivo levantar e discutir os fatores que interferem na qualidade da digitalização, assim como os padrões recomendados ou relatados em outros trabalhos para esse processo – perpassando por aspectos como a seleção de equipamentos, os mecanismos de identificação, higienização e demais pontos do tratamento técnico dos documentos, assim como os parâmetros de captura e armazenamento digital. Para isso, a discussão baseou-se, mormente, em revisão de literatura, mas contemplou, também, os resultados de alguns testes realizados como parte da pesquisa. Uma vez que os debates sobre essa teoria implicam questionamentos sobre o funcionamento e a aplicabilidade desses parâmetros em situações reais, o trabalho também objetivou estudar o caso de duas instituições brasileiras: o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Instituto Moreira Salles (IMS), instituições que, além de notavelmente reconhecidas pelos seus acervos de 78 RPM, haviam levado adiante processos de digitalização desse material. Essas análises possibilitaram observar, dentre outras questões: em que medida esses parâmetros nortearam ou coincidiram com o fazer da digitalização nesses locais, de que maneira as diferentes realidades e naturezas dessas instituições interferiram nesse processo, em que medida esses parâmetros mostraram-se viáveis, quais foram as soluções adotadas por essas instituições nos casos em que os parâmetros ideais não se puderam aplicar, bem como o papel da experiência nessas adaptações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - métodos de conservaçãopt_BR
dc.subject.keywordDigitalizaçãopt_BR
dc.subject.keywordPreservação pela digitalizaçãopt_BR
dc.titleA questão da qualidade na digitalização de discos de 78 RPM : estudo teórico contraposto aos casos do Museu da Imagem e do Som e Instituto Moreira Sallespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-18T17:41:17Z-
dc.date.available2021-08-18T17:41:17Z-
dc.date.submitted2020-08-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28236-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph addresses the digitisation of 78 RPM records assuming that it should be guided by the ideal of the best quality possible, that is, the highest possible fidelity to the original information. The first part discusses the factors that affect the quality in digitisation, as well as the recommended standards – including those concerned to equipment, recording settings, and related procedures, such as cleaning and identification of the discs. The discussion is mainly based on literature review, but also considers the results of tests that have been carried out for the research. The second part studies the digitisation in two Brazilian institutions: The Museum of Image and Sound (MIS) and The Moreira Salles Institute (IMS), both widely recognized for their large 78 RPM collections. The analyses have made it possible to observe, among other issues, to what extent these parameters seemed to be viable and what solutions have been adopted in cases of infeasibility.pt_BR
dc.description.abstract2Aborda la digitalización de discos de 78 RPM asumiendo que ese proceso debe guiarse por el ideal de mejor calidad posible, es decir, la mejor fidelidad posible a la información original. La primera parte del trabajo discute los factores que afectan la calidad de la digitalización, así como los patrones recomendados o relatados para esos procesos – abarcando temas como los equipos utilizados, los parámetros de captura y otros aspectos del tratamiento técnico de dichos documentos, como los mecanismos de identificación e higienización. Para eso, la discusión se basa, sobre todo, en una revisión de literatura, pero contempla también los resultados de tests realizados como parte de la investigación. La segunda parte estudia los casos de dos instituciones brasileñas: el Museo de la Imagen y el Sonido (MIS) y el Instituto Moreira Salles (IMS), que, además de ser ampliamente reconocidas por sus acervos de 78 RPM, llevaron a cabo varios procesos de digitalización de dichas colecciones. Los análisis han permitido observar, entre otros temas: en qué medida esos parámetros han guiado o coincidido con la práctica adoptada, cómo las diferentes realidades y naturalezas de esas instituciones han interferido en esos procesos, en qué medida dichos parámetros se han mostrado viables, qué soluciones se han adoptado en los casos de inviabilidad, así como el papel de la experiencia previa en esas adaptaciones.pt_BR
Aparece na Coleção:Museologia



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