Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_StefanyDaSilvaMarques_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A transição da linguagem de surdos gestuantes para a Língua de Sinais Brasileira
Autor(es): Marques, Stefany da Silva
Orientador(es): Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do
Assunto: Surdos - meios de comunicação
Surdos - educação
Língua brasileira de sinais
Surdos - aquisição da segunda língua
Comunicação não-verbal
Gestos
Data de apresentação: 10-Jul-2019
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: MARQUES, Stefany da Silva. A transição da linguagem de surdos gestuantes para a Língua de Sinais Brasileira. 2019. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Esta pesquisa observa o processo de aquisição da linguagem de surdos gestuantes mantidos isolados do convívio social, mediante o fato de possuírem apenas uma linguagem espontânea com a qual interagem, de forma básica e elementar, com pessoas próximas. Partimos da hipótese de que esses surdos necessitam interagir-se com a sociedade e saírem dessa condição de isolamento; precisam, mais especificamente, ter contato e relacionar-se com surdos sinalizantes, a fim de que possam passar dos gestos para os sinais, isto é, da linguagem espontânea para a língua de sinais, de forma natural, o mais cedo possível. Por meio da observação de um surdo gestuante, em Brasília e da análise de filmes baseados em histórias reais de pessoas surdas e não surdas e documentários de um surdo africano, confirmamos a necessidade de ações que promovam o contato de surdos em isolamento linguístico com a língua de sinais, a fim de que adquiram a língua de sinais, não sejam privados do contato com a sociedade e nem sejam submetidos à exclusão social. Assim, é preciso proporcionar o encontro desses surdos com outros surdos que desenvolveram a língua de sinais brasileira naturalmente, no convívio com outros surdos, a fim de desenvolverem linguagem e pensamento sem nenhum prejuízo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.