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Título: Lélia Gonzalez : (re)existência política, afetiva e epistemológica na universidade
Autor(es): Santos, Elen Cristina Ramos dos
Orientador(es): Almeida, Tânia Mara Campos de
Assunto: Mulheres negras
Universidades e faculdades públicas
Racismo
Movimento negro brasileiro
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: SANTOS, Elen Cristina Ramos dos. Lélia Gonzalez: (re)existência política, afetiva e epistemológica na universidade. 2020. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho investigou a presença da obra e legado de Lélia Gonzalez (1935-1994), intelectual e ativista negra, em universidades brasileiras. O legado teórico-político da autora envolve contribuições voltadas para as temáticas do racismo e relações raciais; estudos de raça e gênero e a perspectiva afro diaspórica. Diante da magnitude de Lélia Gonzalez, o objetivo central foi identificar e compreender a (re)existência dessa intelectual no contexto do ensino superior e pós-graduação. O trabalho mobiliza uma discussão teórica a partir de intelectuais do circuito acadêmico e fora dele sobre os efeitos descolonizadores da teoria social construída a partir da perspectiva negra. Metodologicamente o levantamento de dados foi realizado por meio de questionários e entrevistas-diálogos com estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), os quais permitiram analisar os sentidos e significados que o pensamento e o ativismo da autora assumem para as novas gerações, bem como as relações de afeto que estabelecem com ela e o modo que seu legado intelectual está sendo apropriado, debatido e por elas/es percebido. Ao fim, se constatou que, a despeito da tentativa de invisibilização das nossas raízes por parte do projeto eurocêntrico de conhecimento, as/os estudantes envolvidos/as na pesquisa convergiram com o cenário de (re)existência estabelecidos pelos movimentos negros, de Mulheres Negras, intelectuais e docentes que não permitem que o legado e relevância da autora sejam relegadas ao esquecimento. As/os estudantes demonstraram em suas narrativas a importância política epistemológica de Lélia Gonzalez no contexto social contemporâneo, evocando o redimensionamento afetivo e subjetivo que a teoria social tecida por intelectuais negras oferece.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020.
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