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dc.contributor.advisorAlmeida, Tânia Mara Campos de-
dc.contributor.authorSantos, Elen Cristina Ramos dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Elen Cristina Ramos dos. Lélia Gonzalez: (re)existência política, afetiva e epistemológica na universidade. 2020. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou a presença da obra e legado de Lélia Gonzalez (1935-1994), intelectual e ativista negra, em universidades brasileiras. O legado teórico-político da autora envolve contribuições voltadas para as temáticas do racismo e relações raciais; estudos de raça e gênero e a perspectiva afro diaspórica. Diante da magnitude de Lélia Gonzalez, o objetivo central foi identificar e compreender a (re)existência dessa intelectual no contexto do ensino superior e pós-graduação. O trabalho mobiliza uma discussão teórica a partir de intelectuais do circuito acadêmico e fora dele sobre os efeitos descolonizadores da teoria social construída a partir da perspectiva negra. Metodologicamente o levantamento de dados foi realizado por meio de questionários e entrevistas-diálogos com estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), os quais permitiram analisar os sentidos e significados que o pensamento e o ativismo da autora assumem para as novas gerações, bem como as relações de afeto que estabelecem com ela e o modo que seu legado intelectual está sendo apropriado, debatido e por elas/es percebido. Ao fim, se constatou que, a despeito da tentativa de invisibilização das nossas raízes por parte do projeto eurocêntrico de conhecimento, as/os estudantes envolvidos/as na pesquisa convergiram com o cenário de (re)existência estabelecidos pelos movimentos negros, de Mulheres Negras, intelectuais e docentes que não permitem que o legado e relevância da autora sejam relegadas ao esquecimento. As/os estudantes demonstraram em suas narrativas a importância política epistemológica de Lélia Gonzalez no contexto social contemporâneo, evocando o redimensionamento afetivo e subjetivo que a teoria social tecida por intelectuais negras oferece.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMulheres negraspt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordMovimento negro brasileiropt_BR
dc.titleLélia Gonzalez : (re)existência política, afetiva e epistemológica na universidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T22:59:33Z-
dc.date.available2021-08-17T22:59:33Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28221-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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