Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almeida, Tânia Mara Campos de | - |
dc.contributor.author | Santos, Elen Cristina Ramos dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Elen Cristina Ramos dos. Lélia Gonzalez: (re)existência política, afetiva e epistemológica na universidade. 2020. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a presença da obra e legado de Lélia Gonzalez (1935-1994),
intelectual e ativista negra, em universidades brasileiras. O legado teórico-político da
autora envolve contribuições voltadas para as temáticas do racismo e relações raciais;
estudos de raça e gênero e a perspectiva afro diaspórica. Diante da magnitude de Lélia
Gonzalez, o objetivo central foi identificar e compreender a (re)existência dessa
intelectual no contexto do ensino superior e pós-graduação. O trabalho mobiliza uma
discussão teórica a partir de intelectuais do circuito acadêmico e fora dele sobre os efeitos
descolonizadores da teoria social construída a partir da perspectiva negra.
Metodologicamente o levantamento de dados foi realizado por meio de questionários e
entrevistas-diálogos com estudantes da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade
Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), os quais permitiram analisar os
sentidos e significados que o pensamento e o ativismo da autora assumem para as novas
gerações, bem como as relações de afeto que estabelecem com ela e o modo que seu
legado intelectual está sendo apropriado, debatido e por elas/es percebido. Ao fim, se
constatou que, a despeito da tentativa de invisibilização das nossas raízes por parte
do projeto eurocêntrico de conhecimento, as/os estudantes envolvidos/as na pesquisa
convergiram com o cenário de (re)existência estabelecidos pelos movimentos negros, de
Mulheres Negras, intelectuais e docentes que não permitem que o legado e relevância da
autora sejam relegadas ao esquecimento. As/os estudantes demonstraram em suas
narrativas a importância política epistemológica de Lélia Gonzalez no contexto social
contemporâneo, evocando o redimensionamento afetivo e subjetivo que a teoria social
tecida por intelectuais negras oferece. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento negro brasileiro | pt_BR |
dc.title | Lélia Gonzalez : (re)existência política, afetiva e epistemológica na universidade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-17T22:59:33Z | - |
dc.date.available | 2021-08-17T22:59:33Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28221 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
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