Título: | Territórios em resistência, economias alternativas e o papel das creches em Santa Luzia, Distrito Federal |
Autor(es): | Rudy, Julia Taveira |
Orientador(es): | Araújo, Shadia Husseini de |
Assunto: | Ocupações territoriais Distrito Federal (DF) - política social Creches Comunidades - desenvolvimento Economia solidária Economia colaborativa |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 17-Ago-2021 |
Referência: | RUDY, Julia Taveira. Territórios em resistência, economias alternativas e o papel das creches em Santa Luzia, Distrito Federal. 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O atual Setor de Chácaras Santa Luzia surgiu a partir da ocupação de um território
localizado dentro da Região Administrativa - Cidade Estrutural, que tem avançado
à área do Parque Nacional de Brasília. Essa ocupação gera constante conflito entre
a comunidade e o Estado. Uma das consequências desse conflito é a limitação dos
direitos básicos à comunidade que se articula para existir, apesar desse
cerceamento vivido pela comunidade. Essa pesquisa contempla uma das iniciativas
encontradas que colaboram para a resistência da comunidade de Santa Luzia: as
creches idealizadas por mulheres da comunidade - chamadas de crecheiras. Com
isso, a presente pesquisa tem o objetivo de verificar qual o papel das creches e das
crecheiras na construção de um “território em resistência”, utilizando o conceito
desenvolvido por Raúl Zibechi e o conceito de economias alternativas, para melhor
caracterizar as iniciativas econômicas das creches. Para que esse objetivo seja
alcançado a pesquisa foi realizada a partir do método etnográfico contando com:
entrevistas -principalmente, com as crecheiras; observação participante na
comunidade e nas atividades das creches; e diário de campo. Foi possível concluir
que as creches contribuem para o território em resistência da comunidade e as suas
iniciativas econômicas descrevem uma lógica que tem como finalidade o acesso da
comunidade a recursos e, por isso se articulam com agentes externos e entre eles
de forma solidária a fim de viabilizar o acesso aos seus direitos, fazendo com que o
conceito de economias alternativas traduza essas iniciativas econômicas
encontradas nas relações estabelecidas na comunidade, além do conceito de
território em resistência delineado por Zibechi. |
Abstract: | The area which is now known as "Setor de chácaras Santa Luzia" (Rural area Santa
Luzia) was originated by the illegal occupation of a territory located inside the
administrative area of "Cidade Estrutural". It has been growing and invading the area
of the National Park of Brasília which causes constant conflict between the
inhabitants and the government. One of the consequences of such conflict is the
privation of basic rights to the community which struggles to survive. This research
aims to know about one of the initiatives found at the area to help strengthen the
resistance of the community of Santa Luzia: The "nursery schools" which are run by
the women of the community called "nurses". This study is focused on verifying the
role of the nursery schools and the nurses in constructing a territory in resistance
using the concept developed by RAúl Zilbechi and the concept of alternative
economy to characterize the economic system of the nursery schools. In order to
reach this goal, the present research was done under ethnographic methodology
and composed with: interviews (mainly with the nurses). Participating observation of
the community and the activity of the nursery schools and journal. It was possible to
conclude that the nursery schools help strengthen the territory in resistance of such
community and its economic system focus on the access of the community to
resources. Such resources are dealt with external agents, many of them in a solidary
way, in order to have their rights granted and, thus, making the concept of alternative
economy define such economic system found in this community and also the
concept of resistance territory presented by Zilbechi. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2020. |
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