Título: | A poética de Beatriz Nascimento - experiências do corpo, relações de poder e estudos literários |
Autor(es): | Santos, Maria Luiza de Andrade |
Orientador(es): | Barbosa, Adriana de Fátima |
Assunto: | Análise literária Poesia brasileira Negros na literatura Negros - condições sociais Mulheres na literatura Literatura e sociedade Racismo Imagem corporal em mulheres |
Data de apresentação: | 14-Dez-2020 |
Data de publicação: | 17-Ago-2021 |
Referência: | SANTOS, Maria Luiza de Andrade. A poética de Beatriz Nascimento - experiências do corpo, relações de poder e estudos literários. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta as análises literárias de seis poemas de Beatriz
Nascimento, bem como do documentário Ôrí (1989), roteirizado pela autora. Observamos que
essa obra poética permite reflexões acerca das experiências do corpo, que, na sociedade racista
brasileira, estão diretamente ligadas às relações de poder; para fazer essas relações entre
colonialidade, caça às bruxas e formação da estrutura racista em nosso país, fomos guiadas pelo
pensamento de Lélia Gonzales (1988), Silvia Federici (2017) e da teoria da própria Beatriz
Nascimento (2006). Refletimos sobre os impactos da experiência literária negra, sobre o que é
ler ou escrever obras que são conscientemente situadas na negritude, sob a luz da ideia de
inscre-VI-Ver-se de Conceição Evaristo (1996). Desse modo, seguimos para a elaboração de
uma proposta didática de estudo da obra de Beatriz Nascimento nas escolas, baseada na
sequência básica de Rildo Cosson (2018), levando em consideração a possibilidade das
múltiplas conexões entre a obra e a pessoa leitora. |
Abstract: | This work brings the literary analyses of six Beatriz Nascimento’s poems, as well as
of the Ôrí (1989) documentary, which has been scripted by her. We were able to observe that
the author’s work allows us to reflect on the experiences of the body, and those bodies are
directly connected to the power relations in the Brazilian racist society. We were guided by the
theory of Lélia Gonzales (1988), Silvia Federici (2017) and Beatriz Nascimento herself (2006)
to make these relations between coloniality, witch hunt and the formation of the racist structure
in our country. Then, we reflected on the impacts of the black literary experience, on what it is
to read or to write works that are consciously situated in blackness, in the light of the idea of
inscre-VI-Se-se by Conceição Evaristo (1996). Thus, we proceed to the elaboration of a didactic
proposal to study Beatriz Nascimento's work in schools, based on “the basic sequence” by Rildo
Cosson (2018), taking into consideration the possibility of multiple connections between the
work and person who is reading. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Português
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