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Título: A poética de Beatriz Nascimento - experiências do corpo, relações de poder e estudos literários
Autor(es): Santos, Maria Luiza de Andrade
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Análise literária
Poesia brasileira
Negros na literatura
Negros - condições sociais
Mulheres na literatura
Literatura e sociedade
Racismo
Imagem corporal em mulheres
Data de apresentação: 14-Dez-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: SANTOS, Maria Luiza de Andrade. A poética de Beatriz Nascimento - experiências do corpo, relações de poder e estudos literários. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta as análises literárias de seis poemas de Beatriz Nascimento, bem como do documentário Ôrí (1989), roteirizado pela autora. Observamos que essa obra poética permite reflexões acerca das experiências do corpo, que, na sociedade racista brasileira, estão diretamente ligadas às relações de poder; para fazer essas relações entre colonialidade, caça às bruxas e formação da estrutura racista em nosso país, fomos guiadas pelo pensamento de Lélia Gonzales (1988), Silvia Federici (2017) e da teoria da própria Beatriz Nascimento (2006). Refletimos sobre os impactos da experiência literária negra, sobre o que é ler ou escrever obras que são conscientemente situadas na negritude, sob a luz da ideia de inscre-VI-Ver-se de Conceição Evaristo (1996). Desse modo, seguimos para a elaboração de uma proposta didática de estudo da obra de Beatriz Nascimento nas escolas, baseada na sequência básica de Rildo Cosson (2018), levando em consideração a possibilidade das múltiplas conexões entre a obra e a pessoa leitora.
Abstract: This work brings the literary analyses of six Beatriz Nascimento’s poems, as well as of the Ôrí (1989) documentary, which has been scripted by her. We were able to observe that the author’s work allows us to reflect on the experiences of the body, and those bodies are directly connected to the power relations in the Brazilian racist society. We were guided by the theory of Lélia Gonzales (1988), Silvia Federici (2017) and Beatriz Nascimento herself (2006) to make these relations between coloniality, witch hunt and the formation of the racist structure in our country. Then, we reflected on the impacts of the black literary experience, on what it is to read or to write works that are consciously situated in blackness, in the light of the idea of inscre-VI-Se-se by Conceição Evaristo (1996). Thus, we proceed to the elaboration of a didactic proposal to study Beatriz Nascimento's work in schools, based on “the basic sequence” by Rildo Cosson (2018), taking into consideration the possibility of multiple connections between the work and person who is reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
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