Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28198
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PedroHenriqueDaSilvaVieira_tcc.pdf1,47 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação e comparação dos aspectos agronômicos e produtividade por planta de duas cultivares de amendoim oleicos (Grupo Virgínia-Runner) conduzidos no cerrado do Planalto Central
Autor(es): Vieira, Pedro Henrique da Silva
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Amendoim
Cultivos agrícolas
Produtividade agrícola
Plantas - análise
Leguminosa
Produção agrícola
Manejo de plantas
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: VIEIRA, Pedro Henrique da Silva. Avaliação e comparação dos aspectos agronômicos e produtividade por planta de duas cultivares de amendoim oleicos (Grupo Virgínia-Runner) conduzidos no cerrado do Planalto Central. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O amendoim (Arachis hypogaea L.), também conhecido no Brasil como amendoí, mandobi, mandubi, mendubi, mindubi é da família Fabaceae e é uma planta herbácea, com caule pequeno e folhas compostas. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar alguns aspectos agronômicos e produtividade por planta de duas cultivares de amendoim oleicos conduzidos no Cerrado do Planalto Central. A área experimental estava localizada na Fazenda Água Limpa-UnB e usou-se para as avaliações o Laboratório de Grandes Culturas e de Análise de Sementes. As cultivares testadas foram a IAC 503 e IAC OL3, tendo o cultivo iniciado em 01 de novembro de 2018 e a colheita sendo finalizada aos 140 dias após a emergência. Avaliou-se após a secagem 10 plantas aleatórias de cada cultivar, conforme as seguintes características: número de vagens por planta; número do grãos por vagem com um ou dois grãos; peso das vagens com grãos; peso de mil sementes e germinação. Pela interpretação dos resultados pode-se concluir que as características número de vagens por planta, número de grãos por vagem para 2 grãos, peso de vagens com grãos por planta e peso de mil sementes não variaram, mostrando estabilidade para as duas cultivares. O número de grãos por vagem ficou dentro do esperado para o grupo Virgínia-Runner. Os cultivares avaliados, IAC 503 e IAC OL3 mostraram-se adaptados para o cultivo no Cerrado do Planalto Central. Foi identificada no final de ciclo a principal doença do amendoim - pinta preta ou cercosporiose, a qual caso ocorra em fase anterior exigirá controle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.