Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28195
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoVitorMachadoBarbosa_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do ambiente de inovação : cultura e clima organizacional na geração de inovação
Autor(es): Barbosa, João Vitor Machado
Orientador(es): Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante
Assunto: Cultura organizacional
Clima organizacional
Instituições financeiras
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: BARBOSA, João Vitor Machado. Análise do ambiente de inovação: cultura e clima organizacional na geração de inovação. 2020. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este presente trabalho tem o objetivo de analisar como o clima e a cultura organizacional influenciam na geração de inovação em uma determinada organização. Para isso, foi-se utilizada uma abordagem baseada na modelagem multicritério de apoio à decisão construtivista com colaboradores de uma instituição financeira de grande porte presente em todo o país, mas com sua sede localizada no Distrito Federal. Os conceitos discutidos foram sobre inovação, cultura e clima organizacional, além de usabilidade, benchmarking, brainstorming e grupo focal. Para captação da percepção dos colaboradores, foi feito um questionário eletrônico que contou com 164 respostas, sendo 155 válidas. Para que os questionamentos fossem validados, foram realizadas três sessões de brainstorming, sendo duas com membros da instituição financeira e a última, com pesquisadores da área de inovação. Posteriormente, foi realizado um grupo focal, que juntou a academia a instituição, para que os dados fossem validados. Ao final, quatro grandes critérios foram definidos, sendo eles: motivação interpessoal, processos organizacionais, comportamento e integração e tecnologia. Na análise dos dados, foi utilizado o software MyMCDA/MAMADecisão que transforma dados qualitativos em quantitativos, onde foi possível identificar que o critério “motivação interpessoal” foi o mais bem avaliado, demonstrando ser o fator mais importante para a geração de inovação, na visão dos respondentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.