Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IsabellaGomesDeOliveiraKarnikowski_tcc.pdf678,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Business intelligence em pequenas e médias empresas : uma revisão bibliográfica sistemática
Autor(es): Karnikowski, Isabella Gomes de Oliveira
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Pequenas e médias empresas
Business Intelligence
Data de apresentação: 10-Nov-2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: KARNIKOWSKI, Isabella Gomes de Oliveira. Business intelligence em pequenas e médias empresas: uma revisão bibliográfica sistemática. 2020. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a utilização e os motivos que levam as pequenas e médias empresas (PMEs) a aderirem o Business Intelligence (BI) por meio da realização de uma Revisão Bibliográfica Sistemática. As PMEs são consideradas a força motriz da economia mundial, pois são importantes geradoras de emprego e renda, porém demonstram certa fragilidade com relação ao uso de tecnologias da informação. Com o auxílio destas tecnologias, é possível maximizar o potencial de tomada de decisão. A partir deste ponto, a tecnologia de BI emerge como importante aliada desse tipo de empresa, se tornando para elas uma fonte de vantagem competitiva. Desta forma, o BI pode atrair a atenção de pesquisadores e gerentes desse tipo de empresa, mas, contraditoriamente, este tema parece ser pouco estudado em PMEs na literatura. Os resultados desse estudo indicaram que esta temática de BI em PMEs vem sendo pouco estudada e que existem diversos motivos para que isso ocorra, como por exemplo a baixa adesão desse tipo de empresa às tecnologias, pouco fomento por parte dos Estados em inovação para este tipo de empresa e carência de estudos nesta área.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.