Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LorennaIlarioAraujoDeOliveira_tcc.pdf991,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O teatro como linguagem de transformação no ambiente escolar no contexto do grupo Art’n cena
Autor(es): Oliveira, Lorenna Ilário Araújo de
Orientador(es): Mundim, Tiago
Assunto: Teatro escolar
Ambiente escolar
Arte na educação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: OLIVEIRA, Lorenna Ilário Araújo de. O teatro como linguagem de transformação no ambiente escolar no contexto do grupo Art’n cena. 2021. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho visa demonstrar a importância do teatro no ambiente escolar através do depoimento de professores, alunos e ex-alunos que realizaram a prática teatral durante o ensino médio e/ou fundamental. Tendo em vista a influência das práticas teatrais na vida pessoal e profissional de crianças e jovens que fizeram teatro na escola, esta pesquisa relata como tal prática pode interferir diretamente na construção do indivíduo. Para isso, revisitamos o primeiro grupo do qual fiz parte no Centro Educacional Católica de Brasília, intitulado Art’n Cena. Através da história do grupo, trouxemos a didática utilizada pelos professores e depoimentos de alunos que se sentiram impactados positivamente após a participação no mesmo. Também trouxemos depoimentos de alunos que ainda fazem parte do grupo, e que mesmo durante o período de ensino a distância sentem alterações positivas graças a prática teatral. Com base no meu período de docência, também demonstro a evolução das minhas turmas no Instituto Claude Debussy, com estudantes de 5 a 13 anos, através de técnicas abordadas por Viola Spolin, Stanislavisky, Peter Brook e Ariane Mnouchkine. E por fim, realizamos entrevistas com professores de teatro/artes de Brasília, tanto de instituições públicas quanto particulares, e com ex-alunos de instituições de ensino que adotavam a prática teatral em ambiente escolar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.