Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28189
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LorennaIlarioAraujoDeOliveira_tcc.pdf991,48 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMundim, Tiago-
dc.contributor.authorOliveira, Lorenna Ilário Araújo de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lorenna Ilário Araújo de. O teatro como linguagem de transformação no ambiente escolar no contexto do grupo Art’n cena. 2021. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa demonstrar a importância do teatro no ambiente escolar através do depoimento de professores, alunos e ex-alunos que realizaram a prática teatral durante o ensino médio e/ou fundamental. Tendo em vista a influência das práticas teatrais na vida pessoal e profissional de crianças e jovens que fizeram teatro na escola, esta pesquisa relata como tal prática pode interferir diretamente na construção do indivíduo. Para isso, revisitamos o primeiro grupo do qual fiz parte no Centro Educacional Católica de Brasília, intitulado Art’n Cena. Através da história do grupo, trouxemos a didática utilizada pelos professores e depoimentos de alunos que se sentiram impactados positivamente após a participação no mesmo. Também trouxemos depoimentos de alunos que ainda fazem parte do grupo, e que mesmo durante o período de ensino a distância sentem alterações positivas graças a prática teatral. Com base no meu período de docência, também demonstro a evolução das minhas turmas no Instituto Claude Debussy, com estudantes de 5 a 13 anos, através de técnicas abordadas por Viola Spolin, Stanislavisky, Peter Brook e Ariane Mnouchkine. E por fim, realizamos entrevistas com professores de teatro/artes de Brasília, tanto de instituições públicas quanto particulares, e com ex-alunos de instituições de ensino que adotavam a prática teatral em ambiente escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatro escolarpt_BR
dc.subject.keywordAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.keywordArte na educaçãopt_BR
dc.titleO teatro como linguagem de transformação no ambiente escolar no contexto do grupo Art’n cenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-17T11:57:31Z-
dc.date.available2021-08-17T11:57:31Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28189-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.