Título: | Era uma vez a fantasia : o papel da literatura infantil na construção do imaginário e na formação da criança |
Autor(es): | Reis, Giovanna Manfredo Profeta dos |
Orientador(es): | Ribeiro, Lúcia Helena Marques |
Assunto: | Literatura infantil Crianças - livros e leitura Crianças - desenvolvimento Contos de fadas Imaginação nas crianças Cinderela (Conto de fada) - análise literária Chapeuzinho vermelho (Conto de fada) - análise |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 17-Ago-2021 |
Referência: | REIS, Giovanna Manfredo Profeta dos. Era uma vez a fantasia: o papel da literatura infantil na construção do imaginário e na formação da criança. 2020. 40 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A Literatura Infantil se expressa como peça fundamental para o desenvolvimento infantil,
uma vez que é a partir dela que se torna possível para a criança ter um entendimento do
mundo adulto, apoiando-se em um diálogo direto e coeso com a sua mente fantasiosa. O
imaginário das crianças é formado pelo que lhes é apresentado, e é fundamentado nesta ideia
que o presente trabalho se propõe a apresentar e discutir: o papel da Literatura Infantil na
construção do imaginário das crianças, a partir da sua origem desde os Contos de Fadas,
passando por seus principais autores e sua contribuição para esse nicho literário. A
importância do surgimento do conceito de infância, trazendo a diferenciação entre a criança e
o adulto, e as mudanças que ocorreram nas narrativas após o advento dessa nova concepção
também são abordadas, tendo como objeto de análise os contos de Cinderela e de
Chapeuzinho Vermelho. |
Abstract: | Children's Literature expressed itself as a fundamental part of child development, as it is from
it that it is possible for children to understand the adult world, supporting on a direct and
cohesive dialogue with their fanciful mind. The children's imaginary is formed by what is
presented to them, and it is based on this idea, that the present work proposes to show and
discuss: the role of Children's Literature in the construction of children's imaginary, from its
origin since the Fairy Tales, passing through its main authors and their contribution to this
literary niche. The importance of the appearance of the concept of childhood, bringing
differentiation between the child and the adult, and the changes that occurred in the narratives
after the advent of this new conception, are also debated having as object of analysis the tales
of Cinderella and Little Red Riding Hood. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28187 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.