Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28187
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiovannaManfredoProfetaDosReis_tcc.pdf758,06 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Era uma vez a fantasia : o papel da literatura infantil na construção do imaginário e na formação da criança
Autor(es): Reis, Giovanna Manfredo Profeta dos
Orientador(es): Ribeiro, Lúcia Helena Marques
Assunto: Literatura infantil
Crianças - livros e leitura
Crianças - desenvolvimento
Contos de fadas
Imaginação nas crianças
Cinderela (Conto de fada) - análise literária
Chapeuzinho vermelho (Conto de fada) - análise
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 17-Ago-2021
Referência: REIS, Giovanna Manfredo Profeta dos. Era uma vez a fantasia: o papel da literatura infantil na construção do imaginário e na formação da criança. 2020. 40 f . Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura e Bacharelado em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Literatura Infantil se expressa como peça fundamental para o desenvolvimento infantil, uma vez que é a partir dela que se torna possível para a criança ter um entendimento do mundo adulto, apoiando-se em um diálogo direto e coeso com a sua mente fantasiosa. O imaginário das crianças é formado pelo que lhes é apresentado, e é fundamentado nesta ideia que o presente trabalho se propõe a apresentar e discutir: o papel da Literatura Infantil na construção do imaginário das crianças, a partir da sua origem desde os Contos de Fadas, passando por seus principais autores e sua contribuição para esse nicho literário. A importância do surgimento do conceito de infância, trazendo a diferenciação entre a criança e o adulto, e as mudanças que ocorreram nas narrativas após o advento dessa nova concepção também são abordadas, tendo como objeto de análise os contos de Cinderela e de Chapeuzinho Vermelho.
Abstract: Children's Literature expressed itself as a fundamental part of child development, as it is from it that it is possible for children to understand the adult world, supporting on a direct and cohesive dialogue with their fanciful mind. The children's imaginary is formed by what is presented to them, and it is based on this idea, that the present work proposes to show and discuss: the role of Children's Literature in the construction of children's imaginary, from its origin since the Fairy Tales, passing through its main authors and their contribution to this literary niche. The importance of the appearance of the concept of childhood, bringing differentiation between the child and the adult, and the changes that occurred in the narratives after the advent of this new conception, are also debated having as object of analysis the tales of Cinderella and Little Red Riding Hood.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.28187
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.