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https://bdm.unb.br/handle/10483/28173
Título: | Resistências Outras em Arte-Educação : reflexões sobre possibilidades decoloniais |
Autor(es): | Davison, Luiza Marques |
Orientador(es): | Veloso, Jorge das Graças |
Assunto: | Teatro Arte-educação |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 16-Ago-2021 |
Referência: | DAVISON, Luiza Marques. Resistências Outras em Arte-Educação: reflexões sobre possibilidades decoloniais. 2021. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal compreender o papel do Teatro na luta por uma
educação decolonial, revertendo assim seu potencial colonizador e trazendo novas possibilidades
de resistência no âmbito da Arte-Educação. Realizado a partir de minhas próprias vivências no
Sul da África como mobilidade acadêmica da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da
UnB e pesquisas bibliográficas, o foco será buscar referências em autoras/autores do Sul Global,
como Luciana Ballestrin, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e Alberto Costa. Elas(es) discorrem sobre essa
temática a partir de uma perspectiva que não é a dos cânones do conhecimento globalizado, e sim
da fala do subalternizado. Para tanto, é necessário compreender o papel da educação, da arte e da
instituição da escola trazida com a colonização e o processo civilizatório, assim como refletir
sobre os saberes teatrais como espaço e mecanismo de colonização e, ao mesmo tempo, sua
possibilidade decolonial. Este trabalho investiga as heranças da colonização no Brasil em termos
de relações de poder e hierarquia dos saberes, principalmente no meio das artes. Investiga
também o valor da experiência estética na ruptura com modelos hegemônicos de aquisição de
conhecimento e o poder do prazer da experiência estético-sensorial. Para compreender a
influência da educação formal na manutenção de um “imaginário colonizado” como forma de
controle hegemônico cultural, este trabalho relaciona as noções acerca de educação decolonial
com propostas de outros países do Sul Global, valorizando processos de resistência acima de
contextualizações históricas. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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