Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuizaMarquesDavison_tcc.pdf394,4 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graças-
dc.contributor.authorDavison, Luiza Marques-
dc.identifier.citationDAVISON, Luiza Marques. Resistências Outras em Arte-Educação: reflexões sobre possibilidades decoloniais. 2021. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Licenciatura em Artes Cênicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal compreender o papel do Teatro na luta por uma educação decolonial, revertendo assim seu potencial colonizador e trazendo novas possibilidades de resistência no âmbito da Arte-Educação. Realizado a partir de minhas próprias vivências no Sul da África como mobilidade acadêmica da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB e pesquisas bibliográficas, o foco será buscar referências em autoras/autores do Sul Global, como Luciana Ballestrin, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí e Alberto Costa. Elas(es) discorrem sobre essa temática a partir de uma perspectiva que não é a dos cânones do conhecimento globalizado, e sim da fala do subalternizado. Para tanto, é necessário compreender o papel da educação, da arte e da instituição da escola trazida com a colonização e o processo civilizatório, assim como refletir sobre os saberes teatrais como espaço e mecanismo de colonização e, ao mesmo tempo, sua possibilidade decolonial. Este trabalho investiga as heranças da colonização no Brasil em termos de relações de poder e hierarquia dos saberes, principalmente no meio das artes. Investiga também o valor da experiência estética na ruptura com modelos hegemônicos de aquisição de conhecimento e o poder do prazer da experiência estético-sensorial. Para compreender a influência da educação formal na manutenção de um “imaginário colonizado” como forma de controle hegemônico cultural, este trabalho relaciona as noções acerca de educação decolonial com propostas de outros países do Sul Global, valorizando processos de resistência acima de contextualizações históricas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordArte-educaçãopt_BR
dc.titleResistências Outras em Arte-Educação : reflexões sobre possibilidades decoloniaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-08-16T17:18:58Z-
dc.date.available2021-08-16T17:18:58Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28173-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.