Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28162
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_LaviniaLeticiaBorgesLima_tcc.pdf821,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Perfil socioeconômico e conhecimento dos parâmetros de qualidade por parte de produtores e consumidores de mel no Distrito Federal
Outros títulos: Socioeconomic profile and knowledge of quality parameters by honey producers and consumers in the Federal District
Autor(es): Lima, Lavínia Letícia Borges
Orientador(es): Thomé, Karim Marini
Coorientador(es): Sousa, Rosa Maria de Deus de
Assunto: Mel de abelha
Apicultura
Produtores rurais
Consumidores - comportamento de compra
Consumidores - preferência
Alimentos - qualidade
Data de apresentação: 11-Dez-2019
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: LIMA, Lavínia Letícia Borges. Perfil socioeconômico e conhecimento dos parâmetros de qualidade por parte de produtores e consumidores de mel no Distrito Federal. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A apicultura é uma área da pecuária em que no ano de 2017 levou o Brasil a nona posição no ranking de exportação de mel. Sabe-se que as regiões que produzem mais no Brasil é a região Sul e Nordeste. A região Centro-Oeste pouco contribui com a produção anual do País por consequência com a exportação, porém tem um potencial enorme, principalmente o Distrito Federal que já foi premiado cinco vezes pelo melhor mel Nacional podendo contribuir com o aumento da participação do Brasil no Ranking de exportação do mel. O objetivo deste trabalho foi analisar os produtores e consumidores de mel do Distrito Federal, avaliar o conhecimento dos mesmos sobre os parâmetros da qualidade do mel. Utilizou-se a técnica de pesquisa mediante entrevistas diretas com questionários para coleta dos dados. O questionário foi aplicado a produtores (15) e consumidores (30) de mel do Distrito Federal. Em relação aos consumidores, o conhecimento por parte dos entrevistados, tanto sobre os aspectos gerais, como as características físico-químicas do mel foi baixo, o mesmo vale para os produtores. Os fatores que determinam a qualidade do mel no Brasil são poucos conhecidos, embora este alimento possua um grande potencial econômico e nutricional.
Abstract: Beekeeping is a livestock area in which no year 2017 led Brazil to a position with no honey export classification. It is known as regions that produce more in Brazil and in the South and Northeast. The Midwest region contributes little to the country's annual production as a result of exports, but has enormous potential, especially the Federal District, which has been awarded five times for the best honey. Nationally can contribute to the increase of Brazil's participation in Honey export ranking. The objective of this work was to analyze the honey producers and consumers of the Federal District, to evaluate their knowledge about the honey quality parameters. Use a survey technique using direct interviews with questionnaires for data collection. The questionnaire was applied to honey producers (15) and consumers (30) in the Federal District. With regard to consumers, the interviewees' knowledge of both the general aspects and the physical-chemical resources of honey was low, or the same for producers. The factors that determine the quality of honey in Brazil are little known, although this food has great economic and nutritional potential.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.