Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GideonnyFernandesDeAraujo_tcc.pdf587,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Enriquecimento ambiental para Callithrix penicillata no setor de animais silvestres do HVET-UNB : relato de caso
Autor(es): Araújo, Gideonny Fernandes de
Orientador(es): Hirano, Líria Queiroz Luz
Assunto: Primatas não-humanos
Animais - comportamento
Animais - proteção
Animais selvagens em cativeiro
Bem-estar dos animais
Enriquecimento ambiental
Animais silvestres
Universidade de Brasília (UnB) - Hospital Veterinário
Data de apresentação: 4-Dez-2019
Data de publicação: 16-Ago-2021
Referência: ARAÚJO, Gideonny Fernandes de. Enriquecimento ambiental para Callithrix penicillata no setor de animais silvestres do HVET-UNB: relato de caso. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Primatas não-humanos são mamíferos de grande diversidade de peso e tamanho. Mesmo com um papel importante para o ecossistema, esses animais sofrem com a caça e o desmatamento, o que ocasiona o declínio da população mundial desses indivíduos. O bem-estar deve ser implementado para exemplares de cativeiro e um dos meios para isso ocorrer, é o investimento em enriquecimento ambiental. Ao levar em conta espécie, idade e preferências dos animais, o enriquecimento pode reduzir os níveis de estresse causado pelo confinamento e ambiente hospitalar. O objetivo deste capítulo foi realizar uma revisão de literatura acerca do comportamento de primatas não-humanos e técnicas de enriquecimento ambiental para reduzir o estresse para exemplares de cativeiro.
Abstract: Non-human primates are mammals of great diversity, with various weights and sizes. They have an important role in the ecosystem; they suffer from hunting and deforestation, resulting in the decline of the world populations. Animal welfare must safeguarded, and investment in environmental enrichment will ensure this happens. Considering species, age and animal preferences, the enrichment can reduce the levels of stress caused by captivity. The purpose of this chapter was to conduct a literature review on the behavior of nonhuman primates and environmental enrichment techniques to reduce stress for specimens in captivity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.