Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28149
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_YohanDornellesLimApo_tcc.pdf954,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Experiência prática no projeto de Residência Pedagógica : proposta didático-pedagógica em literatura
Autor(es): Lim-Apo, Yohan Dornelles
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Residência docente
Leitura
Ensino fundamental
Oficinas literárias
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 13-Ago-2021
Referência: LIM-APO, Yohan Dornelles. Experiência prática no projeto de Residência Pedagógica: proposta didático-pedagógica em literatura. 2021. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho propõe uma ação que viabilize o contato do leitor em formação com obras literárias. Este trabalho teve como laboratório experimental a Escola Zilda Arns no Itapoã, Distrito Federal, como escola para realizar o Projeto de Residência Pedagógica da CAPES. O estudo busca estimular a leitura em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio do método receptivo. Primeiro serão apresentados os fatores teóricos que conduziram ao projeto literário; e, posteriormente, a metodologia escolhida (teoria recepcional de Bordini e Aguiar, 1983) muito bem fundamentada para que seja refletida no processo de regência em sala sob a perspectiva do aluno-professor em formação em Letras Língua Portuguesa e Respectiva Literatura.
Abstract: The present work proposes an action that allows the contact of the reader in formation with literary works. This work had as an experimental laboratory the Zilda Arns School in Itapoã, Distrito Federal, as a school to carry out the CAPES Pedagogical Residence Project. The study seeks to stimulate reading in students of the 9th grade of elementary school, using the receptive method. First, the theoretical factors that led to the literary project will be presented; and, subsequently, the chosen methodology (reception theory by Bordini and Aguiar, 1983) very well grounded so that it is reflected in the conducting process in the classroom from the perspective of the student-teacher in training in Portuguese Language Literature and Respective Literature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.