Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28148
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KarlaFarlennPereiraDosSantos_tcc.pdf206,64 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A leitura de textos literários como auxílio da habilidade da escrita : experiências da Residência Pedagógica
Autor(es): Santos, Karla Farlenn Pereira dos
Orientador(es): Barbosa, Adriana de Fátima
Assunto: Leitura e escrita
Educação básica
Práticas pedagógicas
Literatura
Oficinas literárias
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 13-Ago-2021
Referência: SANTOS, Karla Farlenn Pereira dos. A leitura de textos literários como auxílio da habilidade da escrita: experiências da Residência Pedagógica. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este artigo trata das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no ensino médio, na rede pública do Distrito Federal, durante a Residência Pedagógica (RP) – programa motivado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). As atividades tiveram início em setembro de 2018 e foram encerradas em janeiro de 2020. Esse programa oportunizou aos licenciandos conhecer a estrutura da educação básica, vivenciar a prática escolar e consolidar a teoria com a prática profissional, além de ter proporcionado vínculos entre professores, licenciandos e alunos. Juntamente com a orientadora da instituição de ensino superior e com a preceptora da escola, foram planejadas atividades que trabalhassem a análise de textos literários para que, posteriormente, os alunos produzissem seus próprios textos. Para tanto, os trabalhos foram realizados por meio de oficinas, em turno contrário ao horário de aula dos alunos, o que permitiu mais diversificação nas atividades. Dessa forma, o programa contribuiu para o desenvolvimento profissional de licenciados e também para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos.
Abstract: This article deals with the didactic-pedagogical activities developed in high school, in the public educational system of the Federal District, during the Pedagogical Residence ‒ program motivated by Capes. The activities started in September 2018 and ended in January 2020. This program provided graduates with the opportunity to learn about the structure of basic education, experience school practice, and consolidate theory with professional practice, in addition to providing links between teachers, graduates and students. Together with the guidance counselor of the higher education institution and the school preceptor, activities were planned to work on the analysis of literary texts so that, later, students could produce their own texts. For this purpose, the work was carried out through workshops, in shift contrary to the students' class hours, which allowed more diversification in the activities. In this way, the program contributed to the professional development of graduates and also contributed to the development of the students' reading and writing skills.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.