Título: | A leitura de textos literários como auxílio da habilidade da escrita : experiências da Residência Pedagógica |
Autor(es): | Santos, Karla Farlenn Pereira dos |
Orientador(es): | Barbosa, Adriana de Fátima |
Assunto: | Leitura e escrita Educação básica Práticas pedagógicas Literatura Oficinas literárias |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 13-Ago-2021 |
Referência: | SANTOS, Karla Farlenn Pereira dos. A leitura de textos literários como auxílio da habilidade da escrita: experiências da Residência Pedagógica. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este artigo trata das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas no ensino
médio, na rede pública do Distrito Federal, durante a Residência Pedagógica (RP) –
programa motivado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes). As atividades tiveram início em setembro de 2018 e foram
encerradas em janeiro de 2020. Esse programa oportunizou aos licenciandos
conhecer a estrutura da educação básica, vivenciar a prática escolar e consolidar a
teoria com a prática profissional, além de ter proporcionado vínculos entre
professores, licenciandos e alunos. Juntamente com a orientadora da instituição de
ensino superior e com a preceptora da escola, foram planejadas atividades que
trabalhassem a análise de textos literários para que, posteriormente, os alunos
produzissem seus próprios textos. Para tanto, os trabalhos foram realizados por
meio de oficinas, em turno contrário ao horário de aula dos alunos, o que permitiu
mais diversificação nas atividades. Dessa forma, o programa contribuiu para o
desenvolvimento profissional de licenciados e também para o desenvolvimento das
habilidades de leitura e escrita dos alunos. |
Abstract: | This article deals with the didactic-pedagogical activities developed in high school, in
the public educational system of the Federal District, during the Pedagogical
Residence ‒ program motivated by Capes. The activities started in September 2018
and ended in January 2020. This program provided graduates with the opportunity to
learn about the structure of basic education, experience school practice, and
consolidate theory with professional practice, in addition to providing links between
teachers, graduates and students. Together with the guidance counselor of the
higher education institution and the school preceptor, activities were planned to work
on the analysis of literary texts so that, later, students could produce their own texts.
For this purpose, the work was carried out through workshops, in shift contrary to the
students' class hours, which allowed more diversification in the activities. In this way,
the program contributed to the professional development of graduates and also
contributed to the development of the students' reading and writing skills. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.