Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28141
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RenanRaederRibeiro_tcc.pdf3,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto de um compressor valvulado
Autor(es): Ribeiro, Renan Raeder
Orientador(es): Romariz, Alexandre Ricardo Soares
Assunto: Compressores
Sonoridade
Amplificadores eletrônicos
Circuitos eletrônicos - projetos
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 12-Ago-2021
Referência: RIBEIRO, Renan Raeder. Projeto de um compressor valvulado. 2019. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Atualmente, o cenário musical abrange eficientes formas e procedimentos de tratamentos de áudio. Os avanços da tecnologia digital permitiram a democratização dos meios necessários para tratamento do áudio, assim como possibilitaram novas sonoridades. Dentro desse contexto, nasce a ideia de trazer à tona as sonoridades dos compressores de áudio que marcaram época nas décadas de 60 e 70 do século passado. O desenvolvimento do circuito em questão passou pela análise dos circuitos famosos na literatura da área, sempre de forma a adaptar a um resultado agradável ao ouvido humano. Os resultados visam à comparação entre os plugins emuladores dos circuitos antigos e o presente circuito desenvolvido. Os resultados foram testados nos softwares Pro-tools, Ableton Live e Logic Pro para avaliação do espectro de frequências e o comportamento do sinal comprimido no domínio do tempo. O resultado final gerou um circuito capaz de recuperar a sonoridade das gravações analógicas dentro da etapa de compressão dos sinais de áudio.
Abstract: Atualmente, o cenário musical abrange eficientes formas e procedimentos de tratamentos de áudio. Os avanços da tecnologia digital permitiram a democratização dos meios necessários para tratamento do áudio, assim como possibilitaram novas sonoridades. Dentro desse contexto, nasce a ideia de trazer à tona as sonoridades dos compressores de áudio que marcaram época nas décadas de 60 e 70 do século passado. O desenvolvimento do circuito em questão passou pela análise dos circuitos famosos na literatura da área, sempre de forma a adaptar a um resultado agradável ao ouvido humano. Os resultados visam à comparação entre os plugins emuladores dos circuitos antigos e o presente circuito desenvolvido. Os resultados foram testados nos softwares Pro-tools, Ableton Live e Logic Pro para avaliação do espectro de frequências e o comportamento do sinal comprimido no domínio do tempo. O resultado final gerou um circuito capaz de recuperar a sonoridade das gravações analógicas dentro da etapa de compressão dos sinais de áudio
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.