Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28139
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloHenriqueDeAmorimPinheiro_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistema para aquisição e atuação para controle de umidade do solo
Autor(es): Pinheiro, Paulo Henrique de Amorim
Orientador(es): Romariz, Alexandre Ricardo Soares
Assunto: Irrigação
Lavoura
Jardins
Solos - umidade
Água - uso
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 12-Ago-2021
Referência: PINHEIRO, Paulo Henrique de Amorim. Sistema para aquisição e atuação para controle de umidade do solo. 2019. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de controle de irrigação para hortas, lavouras e jardins, usando aplicações do arduino e sensores de umidade e temperatura. O sistema monitora a umidade do solo e da temperatura ambiente com o intuito de reduzir a quantidade de água utilizada durante a irrigação. O sistema funciona por meio da aquisição dos valores da temperatura ambiente e da umidade do solo, com esses dados ele determina as melhores condições para que seja feita a irrigação do solo. Após a determinação das condições o código aciona um relé, que por sua vez aciona uma bomba de água que realiza a irrigação. A avaliação do sistema é feita através de simulações de irrigação em 2 diferentes cenários que consideram diferentes temperaturas máximas para realizar a irrigação. Os resultados obtidos permitem concluir que a metodologia utilizada permite que haja uma certa economia de água durante a irrigação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.