Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28137
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_NathaliaBarrosViana_tcc.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de algoritmo de equalização de baixa complexidade no domínio da frequência para sistemas de comunicação com sinalização Faster-than-nyquist
Autor(es): Viana, Nathália Barros
Orientador(es): Leite, João Paulo
Assunto: Algoritmos
Equalização adaptativa
Sistemas de comunicação sem fio
Telecomunicações
Transmissão de dados
Transmissão de sinais
Data de apresentação: 13-Dez-2019
Data de publicação: 12-Ago-2021
Referência: VIANA, Nathália Barros. Estudo de algoritmo de equalização de baixa complexidade no domínio da frequência para sistemas de comunicação com sinalização Faster-than-nyquist. 2019. 83 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso é realizado um estudo acerca da sinalização FTN (Faster than-Nyquist) e do desempenho de sistemas que a empregam. A sua principal vantagem é a possibilidade de aumento em, aproximadamente, 25% da taxa de transmissão em comparação com sistemas que utilizam sinalização à taxa de Nyquist, sem que haja qualquer aumento da largura de banda ou perda de desempenho. Entretanto, para que isso seja possível, esse esquema gera um aumento da interferência interssimbólica (ISI) e da complexidade de processamento no demodulador. Com o intuito de mitigar a ISI, analisa-se um esquema de equalização no domínio da frequência (FDE) com baixa complexidade. Em cenários em que seriam exigidos equalizadores com número elevado de coeficientes (devido à elevada dispersão causada pelo canal de comunicação), a utilização da equalização no domínio da frequência se mostra computacionalmente mais factível. No esquema estudado, a interferência interssimbólica, que é introduzida pela sinalização FTN, é aproximada por um número finito de coeficientes em uma matriz de estrutura Toeplitz. É realizada a FFT (fast Fourier transform) e emprega-se o MMSE (do inglês, minimum mean square error ) no domínio da frequência. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o desempenho do sistema FTN com FDE. Resultados de simulação mostram que tal combinação é capaz de cancelar a ISI, atingindo um desempenho similar aos sistemas que utilizam a sinalização à taxa de Nyquist.
Abstract: In this work, it is conducted a study about the Faster-than-Nyquist (FTN) signaling and the performance of FTN systems. The main advantage of this signaling is the possibility to transmit almost 25% more bits per second in the same bandwidth than the Nyquist signaling, without affecting the error probability of bit. However, this is only achievable within the increase of the intersymbol interference (ISI) and the complexity of the demodulation. A scheme of low complexity frequency-domain equalization (FDE) is analized which is especially beneficial for a long channel tap FTN scenario. On this scheme, the ISI, that is introduced by the signaling, is approximated by a circulant matrix of finite-taps. A fast Fourier transform (FFT) operation is performed and a frequency-domin minimum mean square error (MMSE) equalizer is employed. The main objective is to evaluate, through simulations, the performance of FTN systems with FDE which is capable of attaining a near-optimal error-rate performance. The main objective of this work is to evaluate the performance of FTN systems. Simulation results indicate that this combination is capable of cancelling the ISI and of attaining a near-optimal error-rate performance.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.