Título: | A formação didática no curso de Letras : contribuições para o trabalho pedagógico |
Autor(es): | Silva, Yasmin dos Santos |
Orientador(es): | Fernandes, Rosana César de Arruda |
Assunto: | Educação básica Professores - formação Didática Escolas públicas Língua portuguesa - estudo e ensino Professores - prática profissional |
Data de apresentação: | 1-Dez-2020 |
Data de publicação: | 11-Ago-2021 |
Referência: | SILVA, Yasmin dos Santos. A formação didática no curso de Letras: contribuições para o trabalho pedagógico. 2020. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O debate sobre avanços na Educação Básica brasileira ocorre nas mais diversas esferas e
sinaliza para a importância de uma formação docente mais consistente nas licenciaturas.
Resultado de uma pesquisa sobre as contribuições das Didáticas Específicas nos cursos de
Licenciatura em Letras – Português, este trabalho busca colaborar para a discussão acerca do
trabalho pedagógico de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Para
tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa para o levantamento de dados, com aplicação
de questionários em professores da rede pública de ensino do Distrito Federal. Os dados
identificados na pesquisa foram examinados à luz de perspectivas teóricas, como as de
Curado Silva (2018); Gatti e Nunes (2009); Pimenta (2019); Vázquez (1997) e Veiga (2014).
A partir da interlocução com os professores, este estudo revelou a necessidade de que a
formação docente articule a unidade entre teoria e prática, a fim de evitar lacunas decorrentes
de um suposto antagonismo entre o que é discutido na educação superior e a realidade
complexa da educação básica. |
Abstract: | The debate about advances in brazilian basic education happens in many different ways and
demonstrates the importance of a teacher formation truly based on the portuguese Language
Degree courses. This work is the result of a research about contributions of specific didactics
in the Language Degree courses (Portuguese) and aims to contribute to the discussion on
pedagogical work of Language teachers in the Middle School. For this purpose, a qualitative
approach to data collection was used with the application of questionnaires to Public School
System teachers in the Federal District, as well as classroom observations. The identified
data in this research were considered in the light of theoretical perspectives, such as Curado
Silva (218),Gatti e Nunes (2009), Pimenta (2019), Vázquez (1997) and Veiga (2014). From
the dialogue with teachers, this study has revealed a need for a teacher training that speaks
with unity between theory and practice, in order to avoid gaps due to a supposed antagonism
among what is discussed in higher education and the complex reality of basic education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.