Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Porto, Rafael Barreiros | - |
dc.contributor.author | Sá, Jaiane Assunção | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Jaiane Assunção. Efeitos do apelo sexual e da cor da pele de modelos em anúncio sobre atitude à marca. 2020. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | No intuito de atrair mais consumidores e de a marca ser melhor avaliada, profissionais de
marketing utilizam técnicas persuasivas em produções publicitárias, sendo uma delas a inserção
de apelos sexuais e de modelos com determinada cor de pele em seus anúncios para promover
as vendas das marcas. Apesar de muito utilizada, o efeito dessa técnica na melhoria de
percepções acerca de marcas tem sido questionado devido a aspectos como mudanças raciais,
conservadorismo e o papel da mulher na sociedade. Desse modo, este estudo procura avaliar os
efeitos do apelo sexual e da cor da pele de modelos em anúncios sobre atitude à marca. Para
alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a escala de atitude à marca e um delineamento
experimental que consistiu na criação de quatro anúncios de uma marca fictícia do setor de
moda-praia. O primeiro anúncio veiculava uma modelo com cor da pele branca usando uma
saída de praia; o segundo, uma modelo de cor da pele negra usando uma saída de praia; o
terceiro, a modelo branca usando um biquíni, e o quarto, a modelo negra usando um biquíni.
Os dados foram coletados via internet. Os resultados demonstraram que uma marca é
considerada mais atrativa e superior quando faz uso de modelos com cor de pele negra e com
apelo sexual em suas produções publicitárias. Esta pesquisa contribuiu também para identificar
o perfil sociodemográfico destes consumidores, que tendem a serem mais favoráveis ao uso do
apelo sexual e de modelos negras em anúncios. Conclui-se pela necessidade de averiguar a
efetividade de produções publicitárias separando em segmentos de consumidores distintos, já
que pode ser que alguns sejam sensibilizados pelos anúncios e outros não. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing - estratégias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres na propaganda | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.title | Efeitos do apelo sexual e da cor da pele de modelos em anúncio sobre atitude à marca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T18:38:24Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T18:38:24Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28132 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|