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https://bdm.unb.br/handle/10483/28132
Título: | Efeitos do apelo sexual e da cor da pele de modelos em anúncio sobre atitude à marca |
Autor(es): | Sá, Jaiane Assunção |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Marketing - estratégias Mulheres na propaganda Mulheres negras Consumidores - comportamento de compra |
Data de apresentação: | Dez-2020 |
Data de publicação: | 11-Ago-2021 |
Referência: | SÁ, Jaiane Assunção. Efeitos do apelo sexual e da cor da pele de modelos em anúncio sobre atitude à marca. 2020. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | No intuito de atrair mais consumidores e de a marca ser melhor avaliada, profissionais de
marketing utilizam técnicas persuasivas em produções publicitárias, sendo uma delas a inserção
de apelos sexuais e de modelos com determinada cor de pele em seus anúncios para promover
as vendas das marcas. Apesar de muito utilizada, o efeito dessa técnica na melhoria de
percepções acerca de marcas tem sido questionado devido a aspectos como mudanças raciais,
conservadorismo e o papel da mulher na sociedade. Desse modo, este estudo procura avaliar os
efeitos do apelo sexual e da cor da pele de modelos em anúncios sobre atitude à marca. Para
alcançar o objetivo proposto, utilizou-se a escala de atitude à marca e um delineamento
experimental que consistiu na criação de quatro anúncios de uma marca fictícia do setor de
moda-praia. O primeiro anúncio veiculava uma modelo com cor da pele branca usando uma
saída de praia; o segundo, uma modelo de cor da pele negra usando uma saída de praia; o
terceiro, a modelo branca usando um biquíni, e o quarto, a modelo negra usando um biquíni.
Os dados foram coletados via internet. Os resultados demonstraram que uma marca é
considerada mais atrativa e superior quando faz uso de modelos com cor de pele negra e com
apelo sexual em suas produções publicitárias. Esta pesquisa contribuiu também para identificar
o perfil sociodemográfico destes consumidores, que tendem a serem mais favoráveis ao uso do
apelo sexual e de modelos negras em anúncios. Conclui-se pela necessidade de averiguar a
efetividade de produções publicitárias separando em segmentos de consumidores distintos, já
que pode ser que alguns sejam sensibilizados pelos anúncios e outros não. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Administração
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