Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28127
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaFernandesFonsecaRodrigues_tcc.pdf877,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Poesia na escola : propostas didáticas a partir de obras do PAS - UnB
Autor(es): Rodrigues, Mariana Fernandes da Silva Fonseca
Orientador(es): Pereira, Danglei de Castro
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Literatura (Ensino médio)
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: RODRIGUES, Mariana Fernandes da Silva Fonseca. Poesia na escola: propostas didáticas a partir de obras do PAS - UnB. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Dado o caráter humanizador da literatura e as possibilidades de aprimoramento linguístico propiciados pela linguagem poética, o presente trabalho tem como objetivo apresentar propostas metodológicas com o texto poético dentro das salas de aula do ensino médio no Distrito Federal. As propostas buscam recuperar a prática da leitura integral dos textos na sala de aula, propiciando uma experiência sensível, reflexiva e crítica que culminem em produções de escrita criativa. Os poemas foram escolhidos a partir da seleção de obras cobradas no Programa de Avaliação Seriada (PAS- UnB) dada a sua importância para o ingresso na Universidade Brasília e possibilidade de construção da identidade desse jovem-leitor e reflexão crítica sobre a nossa cultura e sociedade. A impossibilidade de execução das propostas na sala de aula, nos impede de ter uma melhor percepção sobre a recepção dos alunos com os textos poéticos propostos. No entanto, esperamos que as ideias aqui propostas possam servir de inspiração para práticas pedagógicas com as obras referenciadas dentro das nossas escolas.
Abstract: Beware the humanizing aspect of literature and the possibilities to achieve linguistic improvement beholden by poetic language, this work aims to present methodological approaches within poetic writings inside High School classrooms in Distrito Federal. The aims of this work are to retrieve integral reading practices in the classrooms, looking forward to a sensitive, contemplative and critical experience which culminates in creative writings. The poems were chosen by the selection of works belonging to the Programa de Avaliação Seriada (PAS - UnB) by virtue its importance on being admitted at Universidade de Brasília (University of Brasilia), furthermore having the possibility of developing the identity of this young reader and critically reflect over our culture and society. The barriers to implementing classroom proposals, inhibits us to have a better perception over students welcoming to the poetic texts recommended. However, we assume that the ideas presented in this paper may serve as inspiration for pedagogical practices together with the poems referenced inside our schools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.