Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Danglei de Castro | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Mariana Fernandes da Silva Fonseca | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Mariana Fernandes da Silva Fonseca. Poesia na escola: propostas didáticas a partir de obras do PAS - UnB. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dado o caráter humanizador da literatura e as possibilidades de aprimoramento linguístico
propiciados pela linguagem poética, o presente trabalho tem como objetivo apresentar
propostas metodológicas com o texto poético dentro das salas de aula do ensino médio no
Distrito Federal. As propostas buscam recuperar a prática da leitura integral dos textos na sala
de aula, propiciando uma experiência sensível, reflexiva e crítica que culminem em produções
de escrita criativa. Os poemas foram escolhidos a partir da seleção de obras cobradas no
Programa de Avaliação Seriada (PAS- UnB) dada a sua importância para o ingresso na
Universidade Brasília e possibilidade de construção da identidade desse jovem-leitor e
reflexão crítica sobre a nossa cultura e sociedade. A impossibilidade de execução das
propostas na sala de aula, nos impede de ter uma melhor percepção sobre a recepção dos
alunos com os textos poéticos propostos. No entanto, esperamos que as ideias aqui propostas
possam servir de inspiração para práticas pedagógicas com as obras referenciadas dentro das
nossas escolas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura (Ensino médio) | pt_BR |
dc.title | Poesia na escola : propostas didáticas a partir de obras do PAS - UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-08-11T14:20:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-11T14:20:30Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28127 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Beware the humanizing aspect of literature and the possibilities to achieve linguistic
improvement beholden by poetic language, this work aims to present methodological
approaches within poetic writings inside High School classrooms in Distrito Federal. The
aims of this work are to retrieve integral reading practices in the classrooms, looking forward
to a sensitive, contemplative and critical experience which culminates in creative writings.
The poems were chosen by the selection of works belonging to the Programa de Avaliação
Seriada (PAS - UnB) by virtue its importance on being admitted at Universidade de Brasília
(University of Brasilia), furthermore having the possibility of developing the identity of this
young reader and critically reflect over our culture and society. The barriers to implementing
classroom proposals, inhibits us to have a better perception over students welcoming to the
poetic texts recommended. However, we assume that the ideas presented in this paper may
serve as inspiration for pedagogical practices together with the poems referenced inside our
schools. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|