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Título: Representação de personagens meninos na literatura negrobrasileira infantil
Autor(es): Camargo, Luiza Alvares
Orientador(es): Silva, Ana Cláudia da
Assunto: Literatura infantil
Racismo
Negros na literatura
Personagens literários
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: CAMARGO, Luiza Alvares. Representação de personagens meninos na literatura negrobrasileira infantil. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A legislação brasileira, em 2003, tornou obrigatória a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de educação básica. Frente a isso, o presente trabalho busca demonstrar como se dá a representação do menino negro no âmbito da literatura negro-brasileira infantil, para que seja possível entender a importância da inclusão, não somente na esfera educacional, mas na vivência da criança como um todo, de obras que discutam temas relacionados às diversidades étnico-raciais. Para isso, foram analisados os seguintes livros: Os Reizinhos de Congo (PEREIRA, 2004); Caderno de Rimas do João (RAMOS, 2015); Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser (RAMOS, 2019); O Pequeno Príncipe Preto (FRANÇA, 2020). Os resultados indicaram que histórias infantis com protagonistas negros apresentam temáticas muito relevantes para a aprendizagem da criança. Dessa forma, ela internalizará discussões essenciais relacionadas à realidade negrobrasileira.
Abstract: The Brazilian legislation, in 2003, made the inclusion of the afro-brazilian history and culture teaching mandatory in the institutions of basic education. The present work searches to demonstrate how the representation of black boys happens in the cenario of black-brazilian children's literature, so it can be possible to understand the importance of the inclusion of books that discusses racial ethnic diversity, not only on the school sphere, but also in the hole life of a child. For that, it will be analised the following books: Os Reizinhos de Congo (PEREIRA, 2004); Caderno de Rimas do João (RAMOS, 2015); Sinto o que sinto e a incrível história de Asta e Jaser (RAMOS, 2019); O Pequeno Príncipe Preto (FRANÇA, 2020). The results indicated that children's stories with black protagonists present themes that are very relevant to the child's learning. In this way, the child will internalize essential discussions related to the black-Brazilian reality
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021.
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